Rowan Williams pretende dirigir uma das faculdades da Universidade de Cambridge

Líder espiritual da Igreja Anglicana renuncia seu cargo

Atualizado: Segunda-feira, 19 Março de 2012 as 10:20

Após um mandato de 10 anos marcado pelas divisões a respeito da ordenação de mulheres e homossexuais como bispos, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana, anunciou nesta sexta-feira que abandonará o cargo até o fim de 2012.

Conforme publicado no Terra, Williams informou que aceitou dirigir o Magdalene College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge, a partir de janeiro de 2013."Ir embora não é uma decisão fácil. Ainda há muito o que fazer (até o final de 2012), e peço vossas orações e apoio durante este período e além", disse o 104º arcebispo de Canterbury, em um comunicado divulgado pela residência oficial de Lambeth Palace.

O primeiro-ministro britânico David Cameron parabenizou o papel desempenhado por Williams, que "guiou a igreja durante um período de desafios e mudanças e procurou unificar as diferentes comunidades".


Lambeth Palace informou que a rainha Elizabeth II, Governadora Suprema da Igreja Anglicana, será a responsável por nomear oficialmente o sucessor, que será eleito pela Comissão de Nomeações da Coroa (CNC).

veja também