Sabedoria é conhecimento aplicado na prática

Sabedoria é conhecimento aplicado na prática

Atualizado: Segunda-feira, 9 Dezembro de 2013 as 8:27

leitura - sabedoriaLeitura Bíblica: Lucas 2.41-52
Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber (Pv 9.9).
 
É impressionante imaginar a cena: um menino de 12 anos conversando com os mestres da lei no templo, de igual para igual. As perguntas e respostas de Jesus realmente devem ter sido assombrosas para deixar os estudiosos maravilhados com ele.
 
Mais ainda que o seu conhecimento, espanta a naturalidade com que o menino se sentia “em casa” no templo. Aos seus pais, perplexos, ele simplesmente diz: “Mas meu lar não é aqui, na casa do meu Pai?”
 
Esta naturalidade e desenvoltura de Jesus servem de exemplo para nós. Ficamos à vontade lendo a Bíblia e conversando sobre seus ensinos? Conhecemos bem a Palavra que Deus deixou escrita e cuja integridade protegeu ao longo de séculos de perseguições, distorções e tentativas de destruição?
 
Quando criança, tive ótimos professores e professoras na igreja, que insistiram para que aprendêssemos o beabá da Bíblia: além de ouvir histórias, decoramos a ordem dos livros, fizemos competições para ver quem achava primeiro uma referência qualquer, aprendemos sobre a história e os autores de cada livro... Hoje em dia, muitos desprezam este tipo de “decoreba”, mas às vezes é a melhor forma de aprender.
 
A Bíblia não diz como Jesus adquiriu todo aquele conhecimento que tanto surpreendeu os mestres da lei. Não importa. Nós não temos nenhuma desculpa para não aprender a Palavra de Deus: não somos proibidos de lê-la, temos fácil acesso a ela, há muitos livros e cursos bons para ajudar na compreensão, nas igrejas há pessoas capacitadas por Deus para ensinar...
 
Não se trata de somente acumular conhecimento, o que só nos deixaria arrogantes, mas de entender a vontade de Deus e ter cada dia mais intimidade com ele. Isto nos dará mais prazer no estudo, sabedoria no dia a dia e preparo para responder aos que questionarem nossa fé (cf 1Pe 3.15). – ETS/DK
 
Sabedoria é conhecimento aplicado na prática. Vamos aprender?
 

veja também