SBB lança "Luz no Nordeste" com caminhão-ambulatório de apoio às comunidades carentes

SBB lança "Luz no Nordeste" com caminhão-ambulatório de apoio às comunidades carentes

Atualizado: Terça-feira, 29 Setembro de 2009 as 12

No dia 6 de outubro, o programa Luz no Brasil ampliará sua atuação, com o lançamento do Luz no Nordeste. Criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender comunidades em situação de risco social, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia e o Luz no Sul. A cerimônia de apresentação desta nova iniciativa voltada à população nordestina será realizada às 19h30, na Igreja Batista da Capunga, no Recife (PE). O evento marcará também o início das viagens do caminhão-ambulatório que circulará pelas comunidades carentes de atendimento médico e espiritual da região.

A ação é inspirada no programa Luz na Amazônia, que há 47 anos tem levado mais esperança e qualidade de vida à população ribeirinha da região amazônica, por meio de um barco-hospital, o Luz na Amazônia III. Decidida a replicar em outras regiões do país os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia e ampliar sua abrangência, a SBB criou o Luz no Brasil que tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual; e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. A primeira iniciativa foi o programa Luz no Sul, que conta com o ônibus-ambulatório Rodas do Socorro. Agora, o programa amplia ainda mais sua atuação, com a entrada em operação do caminhão-ambulatório, que leva o mesmo nome do programa e percorrerá a região no Nordeste.

Como o ônibus que circula na região Sul e o barco amazônico, o caminhão Luz no Nordeste estará equipado com um ambulatório para dar apoio à equipe de atendimento. Inicialmente, o veículo especial percorrerá comunidades carentes de cinco cidades dos estados de Pernambuco e Paraíba. Com essas primeiras ações, a expectativa é beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas e realizar mais de 2 mil atendimentos. Até o final de 2009, estão programadas viagens a quatro municípios pernambucanos – Pombos, Abreu e Lima, Itapissuma e Recife –, e um paraibano – Alcantil. Além das viagens programadas, outras poderão acontecer com o objetivo de apoiar mobilizações sociais organizadas por ONG´s ou igrejas cristãs.

Em 2008, o programa Luz no Brasil conquistou resultados significativos. Em 65 viagens, foram realizados perto de 32 mil atendimentos, que beneficiaram cerca de 16 mil pessoas. "É muito gratificante para a SBB incluir o Nordeste nesta ação e ampliar o universo de comunidades atendidas. É um novo desafio que nos motiva a continuar disseminando a Palavra de Deus a todas as pessoas", afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social.  

Serviço:

Lançamento do programa Luz no Nordeste

Data: 06 de setembro de 2009

Horário: 19h30

Local: Igreja Batista da Capunga

End.: Rua João Fernandes Vieira, 769 - Parque Amorim - Recife - PE  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também