SBB leva variedades de Bíblias para Bienal de São Paulo

SBB leva variedades de Bíblias para Bienal de São Paulo

Atualizado: Segunda-feira, 18 Agosto de 2008 as 12

SBB leva variedades de Bíblias para Bienal de São Paulo

Por Claudia Moraes

A SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) está com um stand de 99 m2 na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece dos dias 14 a 24 de agosto, no Parque de Exposições Anhembi.

Em entrevista ao Portal Guia-me , Márcia Carneiro, gerente de Comunicação Social da SBB, afirmou:  "Estamos na Bienal do Livro para divulgar a palavra de Deus. Entendemos que este é um evento super importante no mercado editorial. Estar aqui é uma oportunidade de colocar a palavra de Deus a disposição de todos os segmentos da população".

Confira abaixo os lançamentos da SBB na Bienal:

Obras de referência

História da Bíblia no Brasil: de autoria de Luiz Antonio Giraldi, a obra mostra a trajetória das Sagradas Escrituras no país. Atualmente ocupando o posto de maior produtor de Escrituras do mundo, o Brasil já viveu épocas adversas, em que não havia Bíblias ao alcance da população. Somente com a abertura dos portos às nações amigas, decretada por D. João VI, há 200 anos, foi liberada a importação de livros, permitindo que as Sociedades Bíblicas começassem a atuar no solo brasileiro. Em 1948, com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), este cenário foi tornando-se cada vez mais favorável para ganhar novo impulso com a inauguração da Gráfica da Bíblia, em 1977, que passou a produzir também Bíblias em outros idiomas. A obra é resultado de uma pesquisa histórica, com consulta a 38 livros de diversos autores, 55 livros de atas da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e mais de 200 números da Revista "A Bíblia no Brasil", além da experiência do autor como executivo da Sociedade Bíblica do Brasil durante 48 anos. Dividido em 19 capítulos, o livro tem prefácio de Enéas Tognini, presidente da SBB. O autor relata, entre outros episódios, que a SBB, ao longo de seus 60 anos de existência, distribuiu no Brasil mais de 65 milhões de Bíblias e 4 bilhões de Escrituras (Novos Testamentos, Porções e Seleções bíblicas). Nesse período, sua distribuição anual de Bíblias aumentou de 100 mil Bíblias em 1949 para mais de 5 milhões em 2007, tornando-se, a partir de 1997, líder na distribuição bíblica mundial.  

Multimídia

Biblioteca Digital da Bíblia: A mais completa ferramenta de pesquisa e estudo da Bíblia chega com muito mais recursos e 24 obras essenciais. Introduzido pioneiramente em 2005, pela Sociedade Bíblica do Brasil, o Sistema de Biblioteca Digital Libronix conquistou acadêmicos, estudiosos da Bíblia e líderes cristãos pelas inúmeras vantagens oferecidas. Com ele, é possível montar uma biblioteca personalizada de obras teológicas, além de pesquisar e estudar a Bíblia Sagrada de uma forma inovadora. Agora, novos recursos e ferramentas foram incorporados ao sistema, conferindo ainda mais rapidez no estudo e pesquisa dos livros. Entre os recursos disponíveis na versão 3.0, estão Pesquisa rápida na Bíblia, Guia de Estudo da Palavra, Guia Exegético, Menu Favoritos, Realce e Marcas Visuais e Palavras importantes. O pacote de 24 obras selecionadas inclui Bíblias, Bíblias de Estudo, Originais e Obras de Referência. Bíblias: Almeida Revista e Atualizada (com números de Strong ou com notas e referências); Almeida Revista e Corrigida (edições de 1969 e 1995); Nova Tradução na Linguagem de Hoje; King James Version; Giovanni Diodati 1649; Vulgata; Boa Nova (Portugal); Revista e Corrigida (Portugal); Louis Segond 1910; Reina-Valera 1960; Luther Bibel 1545. Bíblias de Estudo: Nova Tradução na Linguagem de Hoje, Bíblia de Estudo Almeida (Revista e Atualizada), Bíblia de Estudo Almeida (Revista e Corrigida); Originais (texto simples, sem acentuação): Bíblia Hebraica (Códice Leningrado), Novo Testamento Grego (1550/1894 e 1881), Septuaginta. Obras de Referência: Dicionário da Bíblia de Almeida, Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Matthew Henry?s Concise Commentary on the Bible. Formato: CD-ROM.

A Fé Vem Pelo Ouvir: O Novo Testamento - A versão em mp3 traz na íntegra o texto do Novo Testamento em audiodrama, em apenas um CD-ROM com 22 horas de gravação, tendo como base a tradução de Almeida Revista e Atualizada. Elaborado com base na experiência do Ministério Hosanna (EUA), especializado na gravação da Bíblia, que já levou as Escrituras dramatizadas para cerca de 60 países, conta com a participação de mais de 40 atores, que se dedicaram ao projeto e deram vida aos personagens bíblicos, conferindo emoção e envolvimento à narrativa, numa produção bem cuidada. Para acompanhar a locução, foram produzidos efeitos especiais e uma trilha sonora em sintonia com cada passagem bíblica. Formato: CD-ROM/mp3.

BÍBLIAS

Bíblia com letras gigantes e vermelhas: Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), a publicação é apresentada em edição de luxo, capa de couro bonded e letras gigantes, proporcionando mais conforto na leitura. O diferencial da obra é a impressão de seu texto: todas as palavras faladas por Jesus são impressas em vermelho. Traz, ainda, uma série de recursos: textos introdutórios e esboços de conteúdo para cada livro bíblico, notas e referências, vocabulário, palavras de orientação e consolo, o que a Bíblia diz sobre o perdão de Deus e mapas em cores.

Bíblia em formato de livro escolar: Inédita no mercado, esta Bíblia é a única em formato de livro escolar com o texto bíblico distribuído em três colunas. Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, tem ilustrações de Horace Knowles e é indicada para estudantes de Ensino Religioso. Como recursos, oferece textos introdutórios para cada livro bíblico, vocabulário para consulta e notas e referências bíblicas

Bíblia Sagrada Fonte de Bênçãos:- A obra destaca-se pelo índice de passagens bíblicas Fonte de Bênçãos, que foca quatro aspectos da vida cristã: relacionamento com Deus, relacionamentos com as pessoas, relacionamento com a Palavra de Deus e virtudes e bênçãos da vida cristã. Com texto bíblico na tradução de Almeida Revista e Corrigida (RC), traz recursos como plano anual de leitura da Bíblia e plano de evangelização pessoal. A grande variedade de acabamentos atende a diversos estilos de leitores.

Bíblias de Estudo   

Bíblia da Família RA: Tendo como base o texto bíblico na tradução de Almeida Revista e Atualizada (RA), esta é uma obra que oferece recursos para fortalecer e aprofundar os laços familiares. Reúne 482 estudos de autoria de Jaime e Judith Kemp. Com um reconhecido ministério de apoio à família e mais de 50 obras publicadas sobre o assunto, o casal aborda temas variados como adolescência, casamento, melhor idade e namoro. Impressa em duas cores, traz página dedicatória, árvore genealógica e espaço para anotações sobre a família.

Bíblia da Liderança Cristã: Considerada um verdadeiro guia para quem quer superar os desafios do século XXI e exercer um papel de liderança, a obra traz notas e artigos do renomado especialista na área, John C. Maxwell. O autor mostra como exercitar o papel de liderança à luz da Palavra de Deus. Para isso, apresenta, livro a livro, o que é ser um líder religioso, o que significa liderança e como delegar poderes aos outros, entre outros aspectos. Por meio de artigos, Maxwell trata das 21 Leis da Liderança e mostra como essas leis eram aplicadas na vida dos personagens bíblicos. Outro destaque são as 21 Qualidades de um Líder. Também traçando um paralelo com as Escrituras, Maxwell pinça do texto sagrado os predicados valorizados em um líder, tendo como ponto de partida exemplos positivos e negativos de liderança ali encontrados. Com texto bíblico de Almeida Revista e Atualizada, a Bíblia da Liderança Cristã é uma obra essencial para capacitar e incentivar líderes, assim como seus subordinados, a enfrentarem os desafios do século XXI. Tradução de The Maxwell Leadership Bible.

Bíblia de Estudo Plenitude, em versão ampliada: obra já consagrada, a Bíblia de Estudo Plenitude chega agora com mais recursos e um novo visual. De orientação teológica pentecostal e carismática, é voltada a pastores e pregadores em geral, líderes de escola bíblica e dominical, estudantes de teologia e cristãos que queiram se aprofundar no entendimento das Escrituras Sagradas. Na tradução de Almeida Revista e Corrigida, a edição traz novidades como o índice de passagens bíblicas Fonte de Bênçãos e auxílios como concordância temática e dicionário conciso, além das palavras de Jesus impressas em vermelho. Ao longo de toda a obra está incluído o recurso da "Dinâmica do Reino", que enfoca 22 temas bíblicos considerados relevantes à edificação da igreja e totalmente baseados na Palavra de Deus, que trazem discussões elucidativas destes tópicos em mais de 350 passagens das Escrituras Sagradas. Outra importante ferramenta da Plenitude é a "Palavra-Chave", que tem o objetivo de esclarecer passagens importantes e expandir a compreensão geral do leitor quanto às Escrituras. Mais de 550 termos teológicos, estudados a partir dos originais - hebraico, aramaico e grego -, foram incluídos. Cada palavra-chave está localizada em meio ao texto bíblico, próximo ao versículo onde se encontra a palavra em questão. A publicação também disponibiliza o "Verdade em Ação", um quadro prático que aponta as maneiras de aplicar os ensinamentos bíblicos no dia-a-dia. Além de todos esses recursos, a Plenitude conta com mais de 10 mil notas de estudo e concordância bíblica com 3,2 mil verbetes e mais de 20,5 mil passagens bíblicas referenciadas.

Bíblia de Estudo Almeida: A nova edição chega com mudanças significativas. Seu conteúdo ficou ainda mais rico e repleto de recursos, como o Dicionário da Bíblia de Almeida, com 5.615 verbetes e uma concordância bíblica, com 3.838 palavras e 22.404 versículos, além de uma biografia de João Ferreira de Almeida e página dedicatória. Somado a isso, recebeu um tratamento visual diferenciado e agora é apresentada em formato maior - 17 x 23,5 cm -, letra grande e com três opções de capa: couro sintético preta com marrom, couro bonded preta e couro legítimo preto, acondicionada em embalagem especial. Considerada uma obra clássica e indispensável, seu material de estudo não tem conotação doutrinária e, justamente por isso, é adotada e recomendada por estudiosos, acadêmicos, líderes cristãos e pastores de diferentes denominações religiosas.

Bíblia da Mulher: Sucesso editorial, a Bíblia da Mulher está com novidades que vão atrair ainda mais o público feminino. A publicação, que se diferencia por combinar o ponto de vista acadêmico com a percepção feminina, está mais elegante e atraente com o novo formato, de 13,5 x 21 cm, e também com a nova opção de capa, em dois tons de rosa, que se soma às já tradicionais versões em preto ou rosa. A obra reúne materiais de estudo e comentários preparados por cerca de 80 mulheres de diferentes realidades étnicas, denominacionais, educacionais e ocupacionais. É uma Bíblia de Estudo desenvolvida por mulheres para mulheres, que oferece múltiplos recursos para um estudo e compreensão aprofundados das Escrituras Sagradas e do texto de Almeida, concentrados em áreas de interesse especial do público feminino.

Infanto-Juvenis

Bíblia Sagrada - 365 histórias ilustradas: A obra reúne uma seleção de 365 passagens bíblicas, para serem lidas em família, uma para cada dia do ano. Começando na criação, o livro traz todas as grandes histórias do Antigo Testamento e do Novo Testamento, até chegar ao novo céu e a nova terra de Apocalipse. O texto é recontado em linguagem simples, num formato que agrada tanto crianças quanto adultos. As histórias selecionadas apresentam ao leitor os mais conhecidos relatos, além de outras passagens e personagens menos conhecidas, mas igualmente importantes como parte de toda a narrativa bíblica.  Entre os episódios bíblicos apresentados estão: Caim e Abel, A história de Isaque, O menino José, A história de Moisés, A terra prometida, Daniel e seus amigos, A história de Jó, O rei prometido, Jesus, amigo da necessidade, A conversão de Paulo, As cartas e O novo céu. Criadas com realismo e após pesquisas, as ilustrações comunicam com clareza as emoções e o conteúdo das histórias. A combinação de textos com linguagem atual e ilustrações faz dessa obra um clássico para ser lido por adultos e crianças ao longo de um ano.

Histórias Bíblicas sobre Jesus: A obra traz dez episódios da vida de Jesus Cristo, extraídas do Evangelho de Marcos. As passagens mostram Jesus anunciando sua mensagem, ensinando as pessoas e curando os doentes. Como nos livros sobre a vida de Paulo e de Pedro, da mesma coleção, é o personagem Paulinho que apresenta as histórias, faz comentários e perguntas para ajudar o leitor a interagir e refletir sobre cada narrativa. Outro atrativo da obra são as inúmeras ilustrações que podem ser pintadas pelo leitor.

Histórias Bíblicas sobre Paulo: O livro traz dez episódios da vida do apóstolo Paulo, extraídos do livro Atos dos Apóstolos. As histórias, apresentadas pelo personagem Paulinho, trazem várias ilustrações que podem ser coloridas pelo pequeno leitor.

Histórias Bíblicas sobre Pedro: Reúne dez episódios da vida de Simão Pedro (ou, simplesmente, Pedro) que teve sua vida transformada depois de encontrar Jesus. As histórias foram extraídas de quatro livros da Bíblia Sagrada: Mateus, Lucas, João e Atos dos Apóstolos. As narrativas são apresentadas pelo personagem Pedrinhoe repletas de ilustrações para colorir.         

Almanaque Bíblico: Esta obra reúne histórias bíblicas, orações, reflexões e quase 100 atividades que estimulam o aprendizado das Sagradas Escrituras e o desenvolvimento cognitivo da criança. Bem colorida e ricamente ilustrada, traz caça-palavras, ligue os pontos,  encontre as diferenças, entre outros. As narrativas apresentadas falam sobre importantes personagens bíblicos como Noé, José, Moisés e Elias. Além deles, a publicação dedica quatro capítulos para apresentar episódios da vida de Jesus, seus amigos, milagres e ensinamentos.

Braille

Bíblia em Braille: Composta por 38 volumes e um Guia de Leitura, a Bíblia completa em braille é produzida na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia, mantida pela SBB, na cidade paulista de Barueri. Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma versão que adota estrutura gramatical e linguagem mais próxima da falada pelo brasileiro, foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizada em braile.

veja também