SBB participa do Fórum Social Mundial

SBB participa do Fórum Social Mundial

Atualizado: Segunda-feira, 26 Janeiro de 2009 as 12

Com o programa Luz na Amazônia, a entidade promove atividades para exaltar o desenvolvimento espiritual e os cuidados da saúde entre os ribeirinhos.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) terá uma participação especial no Fórum Social Mundial, que acontece em Belém (PA), de 27 de janeiro a 01 de fevereiro. Por meio do programa Luz na Amazônia, que mantém há mais de 45 anos, a SBB dará sua contribuição na próxima quinta-feira, 29 de janeiro. A bordo do barco Luz na Amazônia III, voluntários da entidade e parceiros da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Saúde e Meio-Ambiente (SESMA) visitarão a comunidade do Aurá, na Ilha de Várzea, para uma série de atividades cuja temática será o desenvolvimento integral, buscando despertar a reflexão sobre questões espirituais e saúde.

"Nosso corpo é uma dádiva sagrada e temos a responsabilidade de zelar por ele o melhor que pudermos. Para tanto, devemos buscar na palavra de Deus as orientações para obter uma saúde integral", explica o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert. Segundo ele, o ser humano precisa conhecer os instrumentos capazes de fazer com que assuma a responsabilidade pela sua própria saúde, por meios de ações de prevenção e promoção. "Isso ajuda o ribeirinho a exercer um papel ativo nesta área", complementa o secretário.

O programa da visita aos ribeirinhos na comunidade do Aurá inclui palestras sobre a Bíblia e a Saúde, rodas de conversas sobre a saúde bucal e saúde integral, maratonas bíblicas, apresentação de teatro de bonecos, distribuição de literaturas bíblicas, brincadeiras musicais e dinâmicas. As atividades acontecerão das 08h às 12h e envolverão 115 famílias.

Programa Luz no Brasil - Em 2008, com a intenção de replicar em outras regiões do país os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia, a SBB resolveu ampliar sua abrangência. A primeira iniciativa é o programa Luz no Sul do Brasil, que conta com o ônibus-ambulatório Rodas do Socorro, atualmente percorrendo a região do Vale do Ribeira, umas das mais problemáticas e carentes do Paraná. Dessa forma, ambos os programas - Luz na Amazônia e Luz no Sul do Brasil - fazem parte de um programa maior, de abrangência nacional, o Luz no Brasil, que tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual; e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. A expectativa é que em 2009 o programa passe a beneficiar também a região Nordeste, com base em Recife, PE e a região Sudeste, a partir do Rio de Janeiro, RJ.

veja também