SBB realiza encontro com Comunidades Terapêuticas no PR

SBB realiza encontro com Comunidades Terapêuticas no PR

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 11:12

Na véspera do Dia Mundial de Combate às Drogas, a Sociedade Bíblica do Bíblica do Brasil (SBB) promoveu um encontro com Comunidades Terapêuticas de Curitiba e região metropolitana. O evento, realizado na última sexta-feira, 25 de junho, reuniu 110 representantes de 46 instituições ligadas ao tema, na Livraria Betânia, durante um café da manhã. Na ocasião, a SBB apresentou o projeto A Bíblia na Recuperação da Dependência e lançou a data para a realização do II Seminário sobre Dependência Química em Curitiba.

O encontro também contou com a presença de autoridades, entre elas, Silvio Alves, presidente do Conselho Estadual Antidrogas do Paraná, Sônia Alice Felde Maia, coordenadora Estadual Antidrogas do Paraná, Antônio Luiz Corat, representando o secretário municipal Antidrogas, Nazir Abdalla Chain, e Guilherme do Valle, representando o Conselho Municipal Antidrogas de Curitiba.

O programa teve início com uma apresentação institucional sobre a SBB, seguida de um devocional ministrado pelo presidente em exercício da Compacta (Comunidades Terapêuticas Associadas), pastor Lori Massolin, diretor da CRENVI (Casa de Recuperação Nova Vida).

A apresentação do projeto A Bíblia na Recuperação da Dependência ficou a cargo do secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Walter Seibert. Com exemplos práticos e profundos, mostrou a participação da Bíblia como importante ferramenta na recuperação e, aproveitando a grande representatividade de líderes de Comunidades Terapêuticas, destacou a necessidade do fortalecimento das redes como ponto fundamental para o avanço da luta contra a dependência.

"Foi um tempo proveitoso, de muita troca de informações e contatos", relatou Walter Eidam, secretário regional da SBB em Curitiba, que apresentou o projeto para realização do II Seminário sobre Dependência Química na capital paranaense - a ser realizado entre os dias 6 e 7 de outubro de 2010 -, com o tema "Descubra seu papel na recuperação".

A SBB e o programa A Bíblia e a Paz

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover, sem fins lucrativos, a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional". Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País, entre eles A Bíblia e a Paz.

Com o objetivo de combater as causas da violência, o programa A Bíblia e a Paz é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. Seu público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte os projetos A Bíblia no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que tem possibilitado à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura bíblica específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também