SBB recebe selo "organização parceira" do Riovoluntário

SBB recebe selo "organização parceira" do Riovoluntário

Atualizado: Quinta-feira, 24 Novembro de 2011 as 9:26

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) será uma das instituições agraciadas com o selo de organização parceira do Riovoluntário, durante a entrega do Troféu Beija-Flor, que homenageia destaques do voluntariado. O evento será realizado no dia 30 de novembro, às 13h, no SESI, no Rio de Janeiro (RJ). Em sua 15ª edição, o troféu foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar ações que contribuam para um mundo melhor com a premiação de voluntários, empresas e organizações.

“Esta é uma importante distinção para a SBB, que conta com voluntários para realizar sua missão, de levar a mensagem bíblica a todas as pessoas. Um exemplo disto é o programa Luz no Sudeste, que utiliza um ônibus-ambulatório para percorrer regiões em situação de risco social e emergência, levando atendimento médico e espiritual à população. Toda a equipe, que inclui médicos, dentistas, psicólogos, entre outros profissionais, participa desta ação voluntariamente”, destaca Sérgio Furtado, secretário regional da SBB no Rio de Janeiro, que receberá o premio pela entidade.

O Troféu Beija-Flor premiará dez voluntários de atuação relevante, além de representantes de categorias especiais como Empresa, Evento, Instituição, Mídia, Rede e Homenagem Especial, que tenham contribuído de forma significativa para a causa do voluntariado e para o desenvolvimento da população brasileira. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. O Teatro SESI fica localizado na Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro - Rio de Janeiro/RJ. 

Luz no Sudeste 

Em agosto deste ano, o programa Luz no Brasil ampliou ainda mais sua abrangência, com o lançamento do Luz no Sudeste. Criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender a comunidades em situação de risco social, o programa engloba outras três outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia, o Luz no Sul e o Luz no Nordeste.

A iniciativa conta com um ônibus-ambulatório para circular pelas comunidades carentes, levando assistência médica e espiritual à região. A viagem-piloto do Luz no Sudeste aconteceu na comunidade Austin, em 2010, e atendeu mais de 1.000 pessoas em um só dia. O projeto também prestou assistência a vítimas da catástrofe ocorrida na região Serrana do Rio de Janeiro, no início de 2011, além de ter beneficiado as comunidades de Mesquita e Camará. A expectativa é atender as comunidades de Itaguaí, no Rio de Janeiro, Tinguá, em Nova Iguaçu, e Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, beneficiando, assim, cerca de 4 mil pessoas e realizando perto de 6 mil atendimentos.

Inspiração A ação foi inspirada no programa Luz na Amazônia, que há 49 anos tem levado mais esperança e qualidade de vida à população ribeirinha da região amazônica, por meio de um barco-hospital, o Luz na Amazônia III. Decidida a replicar em outras regiões do País os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia e ampliar sua abrangência, a SBB criou o Luz no Brasil que tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e social; e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. Com a entrada em operação do ônibus-ambulatório, que leva o mesmo nome do programa e percorrerá a região no Sudeste, o programa amplia ainda mais sua atuação.

Como o ônibus que circula na região Sul, o caminhão no Nordeste e o barco amazônico, o ônibus Luz no Sudeste estará equipado com um ambulatório para dar apoio à equipe de atendimento. As atividades terão o foco na prevenção, contando com uma equipe de voluntários para oferecer assistência espiritual e médica, palestras educativas e preventivas e doar medicamentos prescritos por profissionais da área médica.

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 146 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

veja também