Se o cristão vive isolado, que diferença fará no mundo?

Se o cristão vive isolado, que diferença fará no mundo?

Atualizado: Quinta-feira, 25 Julho de 2013 as 12:44

dúvidaLeitura Bíblica: João 17.20-26
 
Que [os cristãos] sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste (Jo 17.23b).
 
Há coisas na vida que só fazem sentido quando não estão isoladas: as palavras são formadas com a união das letras; a música, com a harmonia das notas e nosso corpo, com a cooperação dos órgãos. Ninguém consegue realizar sozinho algumas tarefas importantes – ou pelo menos terá mais dificuldades do que se buscasse ajuda de outros.
 
Porém, muitas são as pessoas que pensam que serão fortes em toda a sua existência e se esquecem que o vigor da juventude acaba. É fato! Não gostam de refletir sobre isso, pois sabem que é verdade, mas um dia vão perder sua saúde, talvez seu emprego e dinheiro e pessoas próximas as deixarão. Há aquelas que pensam que são autossuficientes e que nunca vão precisar da ajuda de ninguém. Infelizmente, o egoísmo reina em muitas vidas e tais pessoas não sabem que estão sendo cruéis consigo mesmas.
 
Precisamos primeiramente de Deus e depois dos outros. Querer viver isolado é também um sinal de não ter consideração pelos interesses dos outros, é ser egoísta e amar somente a si mesmo. Pessoas assim encontrarão na solidão também frieza e escuridão, podendo até contrair doenças que levam à morte precocemente. O próprio Jesus escolheu doze discípulos para ajudá-lo e para que estivessem com ele (Mc 3.14), demonstrando a importância dos relacionamentos. Não é sinal de sabedoria viver isolado.
 
No texto lido hoje, Cristo orou pela unidade entre seus seguidores, pois sabia da importância disso. Precisamos lembrar que a vida não é apenas trabalhar e ganhar dinheiro, mas deve ser baseada em bons relacionamentos. Para isso, podemos viajar, fazer amigos, praticar esportes, interagir, etc. Da mesma forma que o cristão deve estar unido a Jesus, precisa também buscar a unidade com os outros cristãos, obedecendo assim ao Senhor e proclamando seu nome. – ETS
 
Se o cristão vive isolado, que diferença fará no mundo?
 

veja também