Se a vontade de Deus é soberana, por que eu devo orar? John Piper responde

John Piper afirmou que a oração é um instrumento de guerra que deve ser usado de forma ativa pelos cristãos.

Fonte: Guiame, com informações de DESIRING GODAtualizado: segunda-feira, 18 de março de 2024 às 15:50
Mulher orando. (Foto: Reprodução/Unsplash/Marcos Paulo Prado)
Mulher orando. (Foto: Reprodução/Unsplash/Marcos Paulo Prado)

Em um dos episódios do “Pergunte ao Pastor John”, o pastor e teólogo John Piper respondeu a dúvida de uma ouvinte acerca da prática da oração diante da soberania de Deus.

“Deveria a soberania total de Deus nos tornar pessoas que oram menos, já que podemos entregar todas as coisas em Suas mãos?”, perguntou uma ouvinte chamada Jenn.

E continuou: “Você acha que uma pessoa pode estar tão satisfeita em Deus que isso leva à falta de oração? O que quero dizer é uma circunstância em que você se sente tão confiante e satisfeito nos propósitos e desígnios de Deus em sua vida e na de outras pessoas que lhe falta o desejo de pedir algo a Ele”. 

Jenn citou a passagem bíblica em 1 Samuel 8:7, 22 e afirmou que “as orações podem mascarar desejos que se opõem aos desejos de Deus”. E contou que se sente mais “segura e feliz aceitando, com fé”, tudo o que o Senhor realiza em sua vida.

No entanto, o pastor John explicou que apesar de conter verdades, essa abordagem é “errada”. 

“O problema com a sua abordagem à oração é que você formulou a questão da oração de tal forma que ela trata a oração apenas como uma resposta ao que acontece com você, em vez de tratar a oração também como uma capacitação daquilo que você deveria fazer acontecer para os outros”, disse o pastor. 

Ele disse que Jenn se colocou como uma “receptora passiva de Deus” trazendo coisas para sua vida, em vez de enquadrar a questão da oração também em termos de ser uma pessoa ativa no mundo, buscando cumprir a vontade do Senhor para outras pessoas.

‘Instrumento de guerra’

“Faça esta pergunta (acho que todos nós deveríamos fazer esta pergunta em nossas vidas): ‘A oração é um instrumento de guerra ou é um interfone doméstico para chamar o mordomo para pedir outro travesseiro?’”, perguntou John.

“Se a oração é principalmente um interfone doméstico para chamar o mordomo, sua abordagem da vida faz sentido, ou seja, deixar o mordomo em paz e se contentar com o travesseiro que ele trouxe ontem, isso é bom”, disse ele.

“Mas se a oração é um instrumento de guerra projetado para invocar o poder divino do quartel-general militar para lhe dar a capacidade de derrotar o diabo e vencer a tentação, e assumir riscos piedosos por causa do amor, e espalhar o Evangelho em lugares perigosos, e resgatar os prisioneiros espirituais de trás das linhas demoníacas, e estabelecer a justiça, e praticar atos de misericórdia, a sua abordagem à oração é totalmente inadequada”, acrescentou.

Lendo o texto de João 15:16 onde Jesus diz: “Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda”,  o pastor explicou que Deus colocou os cristãos em uma missão para que produzam frutos e obtenham respostas às suas orações. 

“O que significa que a oração é para o fortalecimento da missão que lhe foi dada pela sede. A oração é um instrumento de guerra para invocar toda a capacitação necessária para tratar os outros da maneira que gostaríamos de ser tratados”, afirmou ele.

E continuou: “A oração é pela salvação das almas perdidas, e há muitas almas perdidas no mundo. É para invadir o domínio de Satanás e libertar os cativos. A oração é pela capacitação enquanto lutamos contra o maligno”.

Reformulando a Oração

Por fim, o pastor encorajou Jenn e os ouvintes a reformular a maneira como pensam sobre a oração.

“A questão principal não é: ‘Posso ficar contente como receptor passivo das circunstâncias que Deus traz?’. Em vez disso, a questão é: ‘Tenho dentro de mim todo o poder necessário para fazer todas as coisas que a Bíblia me ordena fazer?’. E a resposta é que nenhum de nós tem o poder necessário para fazer o que a Bíblia nos manda fazer. Devemos ter o poder de Deus, e Ele nos ensinou a pedi-lo”, declarou John.

“Não tenha medo de pedir a coisa errada ao pedir ajuda divina para fazer o que Deus lhe disse para fazer. E praticamente tudo o que Ele nos disse para fazer, não podemos e não devemos fazer com a nossa própria força, mas com a força que Ele nos fornece. E Ele garantiu que daria esse poder em resposta à oração”, acrescentou.

“Então, sejamos um povo que o dia todo use esse instrumento indispensável em tempos de guerra para obter a ajuda que precisamos para cumprir a missão”, concluiu o pastor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições