Secretaria de Segurança contabiliza 117 feridos e 9 mortos no desabamento do teto da igreja Renascer

Secretaria de Segurança contabiliza 117 feridos e 9 mortos no desabamento do teto da igreja Renascer

Atualizado: Segunda-feira, 19 Janeiro de 2009 as 12

A Secretaria de Segurança Pública contabiliza um total de 117 feridos e 9 mortos em decorrência do desabamento do teto da sede da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, em São Paulo (SP), que ocorreu no último domingo, dia 18 de janeiro, por volta das 19 horas. Até a madrugada, sete pessoas haviam morrido. Na manhã do dia 19 de janeiro, segunda-feira, o número de vítimas subiu para nove.

As duas mortes que aconteceram no dia posterior à tragédia são de Maria de Lourdes da Silva, de 67 anos, que faleceu no Hospital das Clínicas por volta das 6 horas. Por volta das 6h30, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Luiza Silva, de 62 anos, morreu em decorrência dos ferimentos sofridos no acidente.

De acordo com nota da igreja, emitida nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, entre os feridos, 102 pessoas foram levadas a 17 hospitais de São Paulo, 79 delas tiveram alta. Três vítimas permanecem em estado grave, outras 15 continuam internadas e o estado de saúde é considerado estável. Três pessoas aguardam cirurgia.

Lista oficial dos internados nos hospitais

Histórico Igreja Renascer

A Igreja Renascer foi fundada em 1986 pelo casal Estevam e Sônia Hernandes, hoje, apóstolo e bispa da denominação. A igreja começou como um "Centro de Recuperação de Drogados". Na ocasião, o casal levou um grupo de dependentes químicos para sua casa e incentivava os jovens a largarem o vício, ministrando a Palavra de Deus, fazendo reuniões de oração e também os sustentando com recursos próprios. Entre estes estavam nomes conhecidos do gospel nacional como os cantores Brother Simion e Paulinho Makuko.

As reuniões foram crescendo, passaram a ser realizadas no salão de uma pizzaria em São Paulo, depois em um horário opcional da Igreja Evangélica Árabe, até chegar a sede no Cambuci.

A Renascer possui mais de mil templos em todo o Brasil e também em outros países como Estados Unidos, Itália, Argentina, Uruguai, Espanha, Japão, entre outros.

Atualmente, os líderes estão em uma destas congregações em Miami, onde tiveram de cumprir pena em regime fechado por evasão de divisas ao entrar no País com U$ 56 mil. Agora, o casal cumpre regime em liberdade vigiada. Conforme informações da Folha Online, em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus aos dois e suspendeu a extradição dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo dos Estados Unidos.

Teto da Igreja Renascer desaba

Comunicado Oficial - Igreja Apostólica Renascer em Cristo

Apóstolo Estevam e Bispa Sônia Hernandes enviam mensagem à Igreja

Autoridades se manifestam sobre desabamento da Igreja Renascer

Renascer divulga nota informando projeto de demolição e recuperação

Cultos da sede são transferidos para Espaço Renascer e AD Brás

Igreja Renascer pede doações de sangue às vítimas

  Última atualização em 21/01/2009 às 13h15

veja também