‘Seja missionário em sua escola e universidade’, diz Hernandes Dias Lopes no The Send

O pastor incentivou os jovens a permanecerem firmes na fé e a resistirem a ideologias que desafiam os valores cristãos nas universidades.

Fonte: Guiame, com informações da Folha VitóriaAtualizado: sábado, 31 de janeiro de 2026 às 21:55
Durante o The Send Brasil 2026, Pr. Hernandes Dias Lopes destaca a urgência da missão cristã. (Foto: Reprodução/YouTube/Dunamis Movement)
Durante o The Send Brasil 2026, Pr. Hernandes Dias Lopes destaca a urgência da missão cristã. (Foto: Reprodução/YouTube/Dunamis Movement)

Durante sua participação no The Send, realizado neste sábado (31), o Hernandes Dias Lopes ministrou uma mensagem extraída de João 4:35, enfatizando a urgência da missão cristã em um mundo marcado por múltiplos campos de atuação espiritual.

Ao abrir sua ministração, o pastor da IPB de Pinheiros convidou o público a refletir sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana.

Ele explica que, ao atravessar a região de Samaria, Jesus não apenas dialoga com uma mulher marginalizada, mas se revela como o Messias, abrindo seus olhos para uma nova compreensão da fé e do propósito de Deus.

Colunista do Guiame, Hernandes destacou que, após esse encontro transformador, a mulher deixa o seu cântaro — símbolo de sua antiga rotina — e corre à cidade para anunciar o que havia vivido.

O resultado é uma multidão que sai ao encontro de Jesus, evidenciando, conforme ressaltou o pastor, o poder do testemunho pessoal quando alguém é verdadeiramente alcançado pela graça.

‘Fazer a vontade do meu Pai’

Em seguida, o pastor chamou atenção para o diálogo entre Jesus e seus discípulos. Enquanto eles insistem para que o Mestre se alimente, Jesus responde: “Eu tenho outra comida, que é fazer a vontade do meu Pai”.

Para o pastor presbiteriano, essa declaração revela que a missão está acima das necessidades imediatas e aponta para uma obediência que sustenta e move o servo de Deus.

Ao citar o texto “Erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”, o pastor aplicou o contexto contemporâneo, sobre a missão para além dos templos.

Em sua fala, mencionou universidades, escolas, hospitais, ambientes de governo, ruas e praças como espaços onde a colheita espiritual está pronta.

Hernandes destacou o que chamou de quatro verdades do texto bíblico:

1. É preciso ter visão: “Erguei os vossos olhos e vede.”

O primeiro ponto destacado foi a necessidade de visão. Ao citar a ordem de Jesus — “Erguei os vossos olhos e vede” — Hernandes afirmou que é essencial compreender que o homem sem Cristo está perdido.

Segundo ele, não importa se é analfabeto ou pós-doutor, pobre ou rico, todos permanecem sem esperança se estiverem afastados de Cristo.

“Não há esperança para o homem apenas no conhecimento científico. Não há esperança para o homem apenas no desenvolvimento tecnológico. Todos estão perdidos — até que Cristo os encontre”, afirmou.

Hernandes exortou: “Precisamos erguer os olhos e ver que multidões estão indo para a perdição eterna, a não ser que lhes falemos da salvação em Cristo Jesus.”

2. É preciso ter paixão

O segundo eixo da mensagem foi a paixão. Ao relembrar o diálogo em que os discípulos pedem que Jesus coma, Hernandes destacou a resposta do Mestre sobre existir uma “comida mais urgente”: fazer a obra de Deus.

“Permita-me dizer: se nós não estamos alcançando o mundo com o Evangelho, não é por falta de conhecimento, não é por falta de metodologia — é por falta de paixão”, garantiu.

O pastor incentivou os cristãos a testemunharem com aquilo que sabem, ainda que não tenham formação acadêmica em teologia.

“Abra a sua boca e proclame o nome de Jesus”, enfatizou.

“Há poder neste Evangelho — lá na sua escola, lá na sua universidade, lá no seu bairro, lá na sua família.”

Ele relatou uma experiência pessoal vivida ainda como seminarista, quando abordou um cadete ateu que, posteriormente, se converteu e se tornou evangelista, missionário e pastor.

Apesar de ter sido rejeitado, o pastor encheu seu coração e falou três coisas para aquele homem:

“Primeiro: Eu quero lhe dizer que Deus existe, acreditando você nele ou não. Deus não depende de você crer nele para Ele existir.

Segundo: Esse Deus ama você. E Ele provou o amor dEle por você, mandando Jesus ao mundo para morrer na cruz pelos seus pecados e dar a você a vida eterna.

Terceiro: Você é pecador e, se você não se arrepender, você vai para o inferno.”

O episódio foi usado para reforçar que não é o argumento humano que transforma vidas, mas o poder do Evangelho.

“O que precisamos no coração é paixão para comunicar essa verdade”, afirmou.

3. É preciso ter compromisso

O terceiro ponto abordado foi o compromisso. Hernandes destacou que uma lavoura madura precisa ser ceifada imediatamente, caso contrário se perde.

A missão, segundo ele, não é opcional nem transferível. Trata-se de uma ordem direta de Cristo à igreja.

“Não é a grande omissão: é a grande comissão”, disse, afirmando que “somente a igreja pode cumprir essa missão.”

O pastor explicou que nenhuma instituição civil ou internacional pode substituir esse chamado. Apenas a igreja, composta por cada cristão individualmente, pode cumprir essa tarefa.

“Todo aquele que foi chamado é um enviado”, disse.

Ao afirmar que “o método de Deus é a igreja”, o pastor reforçou que o tempo da missão não é amanhã, mas agora. Cada momento de silêncio, afirmou, representa vidas que se perdem eternamente.

“O tempo de Deus é agora. As escolas e universidades são o seu campo missionário. Não retarde. Não adie essa missão”, enfatizou.

4. É preciso investir

Por fim, o pastor enfatizou a necessidade de investimento. Ele explicou que a colheita exige cooperação e recursos, começando pelo investimento financeiro na obra missionária, que, segundo ele, supera qualquer aplicação material por gerar frutos eternos.

“Preste atenção: além de visão, paixão e compromisso, é preciso investimento. Para colher uma lavoura, você precisa de braços, de cooperação”, pontuou.

Hernandes destacou que o maior investimento é o da própria vida.

O chamado, especialmente dirigido aos jovens, foi para que se disponham a servir como missionários em seus contextos cotidianos:

“Não basta ajudar um missionário a ir. Quem sabe Deus queira que você também vá. Reinvista a sua vida. Eu conclamo você, jovem, nesta tarde, a consagrar sua vida a Jesus. A ser missionário na sua escola. A ser missionário na sua universidade.”

Ele também pediu aos jovens que resistam a ideologias perniciosas que assaltam as universidades no Brasil e no mundo.

“Seja um luzeiro. Seja um embaixador. Invista sua vida. Coloque seus dons à disposição, conclamou, afirmando que disso “depende o destino eterno de milhões e milhões de pessoas em nosso país.”

Assista a transmissão do The Send Brasil 2026 na íntegra:

Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições