Sem pressa... principalmente em falar

Sem pressa... principalmente em falar

Atualizado: Quinta-feira, 21 Março de 2013 as 8:37

silêncioLeitura Bíblica: Tiago 1.19-21

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se (Tg 1.19).
 
Qual de nós nunca ouviu o conselho “Vá sem pressa”? Isso sempre acontece quando julgamos necessários certos cuidados. Quando os filhos saem de carro, os pais costumam dizer isso. Podemos fazer outra pergunta. Qual de nós nunca se arrependeu de haver dito algo que não deveria?
 
Será que o irmão de Jesus, o apóstolo Tiago, viu alguma vez Jesus cometer esses deslizes? E olhe que foram quase 30 anos debaixo do mesmo teto! As recomendações sobre ouvir incorporam pureza, generosidade, interesse pela verdade. Essa postura requer certa disciplina mental. 
 
Consta que um conhecido entrevistador de TV afirmou por experiência: “Descobri que sempre que fico calado, acabo aprendendo alguma coisa a mais”. Deveríamos ter ansiedade em aprender, não em falar. A recomendação de sermos tardios para falar requer cautela. A pressa em falar leva-nos a dizer coisas erradas, e também no tempo errado. 
 
Quando estudamos a vida de Jesus, vemos como ele manifestou certa reserva, mesmo com todo o seu saber. No seu injusto julgamento, seu silêncio perturbou a todos. Quanto apelo houve para que falasse, e ele tudo ouvia calado!
 
A obediência à última recomendação de Tiago é altamente lucrativa. Ira em nenhum caso lembra excelência no caráter. Está sempre próxima da baixeza. Diríamos que essa recomendação é uma legislação para o nosso temperamento. É bem frequente alguém se confessar arrependido por ter perdido a paciência! Pressa em exigir nossos direitos nos leva à ira. Há uma promessa gloriosa para os mansos. Eles herdarão a terra (Mt 5.5), e podemos incluir aí tanto a terra material como a celestial. Isso é colocar nas mãos de Deus os nossos direitos, onde eles receberão um cuidado bem melhor. – MJT
 

veja também