Seminário de Enriquecimento Espiritual chega à Rússia

Seminário de Enriquecimento Espiritual chega à Rússia

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 10:26

O Seminário de Enriquecimento Espiritual (SEE), programa de incentivo à comunhão diária desenvolvido pela área de Mordomia Cristã da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, atravessou o oceano e chegou à Rússia.

O pastor Miguel Pinheiro, coordenador do SEE, passou uma semana em Moscou e auxiliou no lançamento da primeira fase do Seminário para cerca de 70 líderes da Divisão Euro-Asiática, com sede na capital da Rússia. As apostilas foram traduzidas depois de dois anos e posteriormente serão utilizadas pelos membros adventistas e interessados. A Divisão possui mais de 140 mil membros em quase duas mil igrejas e abrange a maioria dos antigos estados que formavam a extinta União Soviética e hoje são independentes. "É possível perceber um desejo ardente dos membros por um reavivamento espiritual em uma região fortemente afetada pelo secularismo", comenta Pinheiro.

O pastor ressalta que um dos grandes desafios da Igreja Adventista na região da Rússia e antigos estados soviéticos é a ainda existente proibição oficial do proselitismo religioso. Há casos de pastores adventistas que foram presos em virtude da atividade religiosa. Com a queda do comunismo, o número de adventistas passou de 35 para os atuais 140 mil, mas há muito o que fazer ainda. Em Moscou, uma metrópole de 12 milhões de habitantes, há apenas dois templos adventistas próprios, pois as demais congregações funcionam em ambientes alugados devido ao custo dos terrenos.

veja também