Seminário de Enriquecimento Espiritual leva fiel a permanecer na presença de Deus

Seminário de Enriquecimento Espiritual leva fiel a permanecer na presença de Deus

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 11:33

Lançado com a missão de levar as pessoas a uma experiência mais profunda com Deus, enfatizando a soberania de Cristo na vida humana e a disposição do Senhor em abençoar o fiel, o Seminário de Enriquecimento Espiritual mudou a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil.

  Nas três primeiras etapas, os fiéis dedicaram as primeiras horas, durante 40 dias, a buscar a Deus através da oração e da leitura da Bíblia, e foram sensibilizados a adotarem uma postura cristã de fidelidade. “A jornada espiritual me aproximou de Deus como nunca havia sentido, e esse é um caminho sem volta”, afirmou Marcílio Bezerra da Silva, um dos participantes. Esse sentimento vai ser fortalecido com a quarta etapa do Seminário de Enriquecimento Espiritual, que vai levar essas pessoas a sentirem o desejo de permanecer em comunhão cristã, através do tema “Minha Vida na Presença de Cristo.”

A quarta etapa vem sendo lançada, oficialmente, para toda a Divisão Sul-Americana (DSA), na região nordeste do Brasil. A primeira cerimônia aconteceu dia 04 de setembro, em Fortaleza, CE. Cerca de 1.200 pessoas acompanharam a programação que contou com a presença da administração da Igreja Adventista para a região nordeste do Brasil. Parte dos administradores de associações e missões também compareceram. Convidado especial do encontro, o pastor Miguel Pinheiro, diretor de Mordomia Cristã da DSA, foi um dos destaques da cerimônia.

Como se tornou comum na história dos Seminários de Enriquecimento Espiritual, multidões acompanharam o lançamento em outros Estados da região.  No domingo, dia 05 de setembro, o programa foi lançado em Teresina, PI, com 2.300 participantes. Dia 11 de setembro, houve lançamento em Ilhéus, BA, com 1.500 líderes de toda a Associação Bahia Sul, sede administrativa para esta região baiana. No dia 18 de setembro foi a vez de Natal, RN, onde participaram 400 líderes. E no dia 09 de outubro, foi lançado em Salvador, BA, com 1000 líderes, contando mais uma vez com a presença do pastor Miguel Pinheiro.

Para apresentar a proposta de levar os fiéis a permanecerem na presença de Deus, os líderes usaram a mesma metodologia das fases anteriores, só que acrescida de um ou dois testemunhos desses seminários. A cada dia, cerca de cinco palestras são ministradas, de um total de 15 seminários contidos na apostila que cada participante recebe ao fazer a inscrição. Além desta, o fiel ainda recebe a apostila para a jornada de 40 dias, que aprofunda o estudo para a comunhão espiritual. É um jogo de duas apostilas que o participante recebe. Os lançamentos que estão ocorrendo no Nordeste priorizam, neste primeiro momento, a liderança da igreja. “Uma das marcas desta jornada é um estudo especial sobre cada uma das 28 crenças fundamentais dos adventistas integradas ao estilo de vida”, declarou o pastor Gilmar Silveira, líder do Ministério de Mordomia Cristã para o Nordeste e coordenador da campanha para a região.

Para o pastor Silveira, os lançamentos ocorridos até o momento se destacaram pela demonstração sincera das pessoas em querer renovar e fortalecer a busca e a permanência com Cristo. O uso de painéis e banners apresentando as 28 crenças fundamentais da Igreja e a consolidação da intimidade com Deus também se sobressaem nessa quarta etapa de enriquecimento espiritual. 

A agenda segue a todo vapor e, até o final do ano, deve alcançar todos os escritórios administrativos da Igreja Adventista no território da União Nordeste Brasileira. Dia 16 de outubro, será feito o lançamento em Juazeiro, Bahia, onde cerca de 700 líderes daquela região devem prestigiar o evento. No dia 23, o lançamento será em Vitória da Conquista para 600 líderes, e no dia 30 será lançado em Recife, PE, para toda liderança da região metropolitana da capital pernambucana. No dia 20 de novembro será celebrada em Aracaju, SE, para fiéis de Sergipe e Alagoas.

 “A minha expectativa em relação a este projeto é que o seminário espiritual represente a consolidação de uma igreja consagrada e comprometida em buscar mais ao Senhor, andando com Deus, cada dia, cada hora, cada minuto, até que Jesus volte, ou que venhamos a dormir no pó da terra”, declarou o pastor Gilmar Silveira. Segundo ele, para o próximo ano, a proposta é lançar em todas as regiões de cada sede administrativa, e em 2012 realizar em todos os distritos pastorais da União Nordeste Brasileira.  

veja também