Seminário enfatiza busca diária pela atuação do Espírito Santo

Seminário enfatiza busca diária pela atuação do Espírito Santo

Atualizado: Terça-feira, 17 Agosto de 2010 as 11:02

As mãos levantadas ao final, no apelo feito pelo pastor Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana (DSA), evidenciaram que as pessoas que trabalham no escritório administrativo adventista entendem a necessidade de, antes de qualquer outra atividade, dedicar tempo para a oração e estudo da Bíblia Sagrada.

O dia foi de palestras e rápidos momentos para troca de ideias sobre o assunto. O pastor Alberto Timm, reitor do Seminário Latino-Americano de Teologia (SALT), fez uma apresentação, baseada na Bíblia e nos escritos de Ellen White, sobre a personalidade do Espírito Santo e sua importância na vida humana. Já o pastor Miguel Pinheiro, diretor de Mordomia Cristã da DSA, destacou a necessidade de os participantes se habituarem a diariamente terem como primeira atividade diária a busca pelo Espírito Santo. “Quando nós fomos batizados nas águas, este foi um início importante do processo de batismo no e do Espírito Santo. Deus nos mostra, por Sua palavra, que a graça e a misericórdia precisam ser buscadas constantemente”, explicou Pinheiro. Em grupos, os servidores tiveram a oportunidade, ainda, de debater sobre o que pode impedir de uma pessoa receber o poder do Espírito Santo em seu cotidiano. O orgulho ilustrado através da dureza de coração foi apontado como um dos principais motivos.

Dois convidados especiais também deram sua contribuição no lançamento do SEE para os servidores da Divisão. O pastor Erika Puni, natural de Samoa, diretor mundial de Mordomia Cristã da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fez a analogia entre a água descrita em pelo menos sete capítulos do evangelho de João e o poder do Espírito Santo para cura, conversão e motivação para testemunhar e pregar a mensagem de salvação a outros. Conclamou os servidores a “beberem da água”, ou seja, colocarem Deus como prioridade em suas vidas antes mesmo do trabalho e outras tarefas. Seu associado no departamento, o pastor colombiano Mario Niño fez uma apresentação sobre a fidelidade cristã na devolução de dízimos e ofertas como evidência da atuação do Espírito Santo na vida das pessoas. Afirmou que a doutrina bíblica de destinar dez por cento da renda a Deus como forma de gratidão, além de ofertas voluntárias e regulares, só se torna eficaz em uma vida impactada pela ação divina a partir da comunhão diária.

Entre os participantes, as mensagens surtiram efeito imediato. O auxiliar contábil Djonatan Andrade disse que o lançamento do SEE foi importante para sua vida espiritual e já começou a acordar mais cedo para buscar o Espírito Santo. “O que mais me chamou a atenção foram as discussões a respeito de coisas que podem entristecer o Espírito Santo”. Já a tradutora Beatriz Ozório disse que o que mais a motivou foi a necessidade de fortalecimento espiritual diário. Ela mesma já começou com este hábito.

A partir de agora, quem se comprometeu com o SEE recebeu um livro com temas sugestivos para os momentos diários de comunhão durante os próximos 40 dias. O tema chamado “O batismo diário do Espírito Santo e os dons espirituais” é o passo inicial para um hábito que, conforme o pastor Miguel Pinheiro, deve prosseguir por toda a vida até a volta de Jesus Cristo.

veja também