Seminário Teológico Batista lança campanha de reeducação ambiental

Seminário Teológico Batista lança campanha de reeducação ambiental

Atualizado: Sexta-feira, 1 Julho de 2011 as 1:05

O Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) vestiu a camisa da preservação do meio ambiente. Desde o dia 16 de junho seminaristas, moradores e colaboradores trabalham na coleta seletiva de lixo.

Segundo a administradora do STBSB, Aline Braga Ribeiro, o objetivo dessa iniciativa é desenvolver nos futuros líderes das igrejas batistas uma reeducação ambiental.

“O seminário é um ponto de referência na vida dos alunos que passam por aqui. Então, nós pensamos em começar o projeto aqui para que eles sintam o desejo de levar para o ministério deles, pois é algo que podem aplicar na vida deles e da igreja. A motivação foi de fazer deste seminário, deste momento, algo que eles vão levar para a vida toda”, afirmou Aline.

Para ajudar nessa empreitada, o seminário conta com o pastor Mark Greenwood e sua esposa Suzana, que, além de moradores do campus, são coordenadores do projeto, que conta com a parceria da organização não governamental Ecomarapendi, que desenvolve o trabalho de coleta e separação dos resíduos.

Sobre o desenvolvimento do projeto, a administradora declarou: “Ao lado da capela colocamos dez galões de lixo, quatro deles com adesivos nas cores para metais, vidros, plásticos e papéis. As outras lixeiras são para aqueles que ainda não separam os lixos nas suas residências. Oferecemos essas duas opções para ninguém desistir. A pessoa joga o seu lixo no local de descarte e, em seguida, entram em ação nossos funcionários, que uma vez por dia recolhem esses galões e fazem uma prévia seleção. Depois a empresa parceira recolhe e separa os resíduos”.

Outra frente de trabalho são os canteiros de lixo orgânico feitos com os restos de comida, que servirão de adubo para a horta comunitária que será desenvolvida a partir do mês de agosto.

Além disso, alunos e moradores são incentivados na reeducação através de panfletos, e-mails de conscientização e com o culto de lançamento da campanha que aconteceu no dia 16 de junho. Nessa oportunidade, a preletora foi a professora Lourdes Brazil, que falou sobre o meio ambiente e a responsabilidade social em cuidar da criação de Deus.

“A conscientização desse projeto está sendo feita dentro de casa. Nossa ideia é que durante este segundo semestre todos estejam cansados de tanto ouvir falar sobre o lixo reciclável, meio ambiente e comecem a entender que o STBSB  não é só meu, mas dos batistas e que eles são representantes responsáveis por este espaço”, concluiu Aline.

Amar e servir Mais uma iniciativa do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) é a parceria da instituição com o projeto “Amar e Servir”, que consiste na disponibilização de ex-dependentes químicos em processo de reabilitação para a conservação de seu campus.

“Os funcionários passam uma temporada de um mês aqui no seminário e ajudam no trabalho mais pesado como cortar grama, separar lixo reciclável e orgânico, limpeza do espaço, em troca de alimentação e hospedagem. Essa parceria tem funcionado. É lógico que eles estão em um processo, uns caem, outros levantam, e nós estamos ajudando. É muito legal porque os seminaristas estão envolvidos com o projeto. E todos os dias um estudante faz um estudo bíblico com eles”, afirmou a administradora Aline Braga Ribeiro.

Assim, os alunos aprendem sobre o que vão enfrentar nas igrejas. E os funcionários conseguem apoio para esta fase da vida. “Está sendo bom para todo mundo”, conclui.  

veja também