"Serão 5 dias de muita festa" diz Marcelo Rebello,da ExpoMusic Gospel

"Serão 5 dias de muita festa" diz Marcelo Rebello,da ExpoMusic Gospel

Atualizado: Sexta-feira, 25 Março de 2011 as 3:05

Em pesquisa recente divulgada pelo Sepal (Serviço de Evangelização para a América Latina) estima-se que até 2020, metade dos brasileiros serão evangélicos. A influência desses fiéis em potencial já começa a apontar mudanças no mercado fonográfico e as gravadoras investem cada vez mais em novos talentos da música Gospel. Para os nomes já consagrados, o crescimento de adeptos à religião pode representar uma boa oportunidade; e quem está iniciando a carreira tem boas expectativas.

Foram dados como esses que despertaram no casal Marcelo Rebello e Luciana Mazza a idéia de formatar um evento que reunisse o segmento musical em um único local. Após pesquisas, orações e confirmações de Deus nasceu a EXPO MUSIC GOSPEL – Feira Internacional de Artistas, Ministérios e Produtos Musicais Cristãos.

Cheia de novidades e grandes programações , o evento que acontece entre os dias 31 de Maio e 4 de Junho no Centro de Exposições e apresenta o potencial da música gospel  e antes mesmo de acontecer já demonstra grandes sinais de sucesso.

Em entrevista exclusiva ao Guia-me , o diretor da MR1 Assessoria, Marcelo Rebello, conta sobre o começo do projeto e as surpresas que os visitantes encontrarão ao visitar a ExpoMusic Gospel. Confira.

Guia-me:  Como surgiu o projeto da Expo Music Gospel?

 A feira primeiramente surgiu no coração de Deus. Fomos impulsionados a fazer um evento só de Música Gospel principalmente pelo fato dela sempre ter ficado em segundo plano. Pesquisas apontaram o presente momento como o ideal e o critério utilizado foi o de monitoramento constante de dados sobre as características deste mercado, que nos levaram à necessidade premente de um evento que represente a contento a Música Gospel e que mostre ao mercado artístico nacional que é possível se fazer eventos Gospel profissionais e com exposição plena na grande mídia.

Guia-me: Como vai ser a formatação do evento?

Serão 5 dias de muita festa, onde a principal estrela será a exaltação do nome de nosso Senhor Jesus Cristo por meio da Música Gospel. A Expo Music Gospel acontece de 31 de Maio à 04 de Junho de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Imagine um local onde se reúnem músicos, pastores, líderes, profissionais de imprensa, arranjadores, produtores, compositores, ministérios, lojas e indústria de instrumentos musicais, estúdios, enfim todos os profissionais e interessados na Música Gospel, em um clima descontraído e despojado, discutindo tendências, produções, música, legislação, tecnologia, entretenimento, etc., tendo como pano de fundo a mensagem musical Gospel, que leva a esperança, a fé e a transformação em suas letras. É a oportunidade do mercado se conhecer melhor, criando um relacionamento e fomentando negócios entre toda a cadeia que permeia este segmento, ou seja, um canal direto entre os artistas e o público.

Guia-me : Quais as expectativas da organização para essa primeira edição?

 As expectativas são as melhores... É só fazer uma pesquisa no Google para se ter uma idéia da dimensão que a feira tomou! (rs). Nunca houve na história evangélica uma Feira que conseguisse tamanha expressão na mídia em tão pouco tempo. E isto nos deixa feliz e satisfeito, pois é um sinal que o público, a imprensa e o mercado sinalizaram positivamente. As estratégias de marketing e comunicação estão alinhadas para um potencial de visitação grandioso e temos certeza que quem investir na Expo Music Gospel sairá satisfeito e quem visitar sairá diferente de como entrou. 

Guia-me: No que o evento vai contribuiu para o segmento?

Creio que a Expo Music Gospel tem contribuído, principalmente, para consolidar a Música Gospel no palco dos grandes estilos musicais brasileiros. A Feira tem aberto as portas para uma maior exposição na mídia. Exemplo disso é a nossa exclusiva parceria com o Programa da Eliana, no SBT, onde temos tido o privilégio de abrir um espaço para artistas de expressão como Aline Barros, Fernanda Brum, Marina de Oliveira, Oficina G3, Fernandinho e Damares, citando alguns que já passaram pelo Programa. Acredito que esta exposição na grande mídia vai fazer com que possamos aprimorar o relacionamento com a sociedade. Outro fator importante é o investimento que estamos fazendo nos cantores independentes e nos novos talentos, por meio de ações de incentivo e motivação. Já estava na hora do mercado de Música Gospel sair do segundo plano e ter um espaço só seu, uma feira que o represente com profissionalismo, seriedade e ética. E não vamos parar por aí, ainda vamos investir no aprimoramento da qualidade musical e nosso intuito é que muitas almas sejam alcançadas por meio deste trabalho.

 Guia-me: Como  enxerga a consolidação do mercado musical cristão?

 Com muito otimismo por um lado, e muito cuidado por outro. Acredito que estamos  passando por um momento em que a estruturação da base está sendo feita. É um momento de transformação. Sinto apenas que exista certo receio de alguns e resistência de outros em experimentar o novo. Mas, é o preço que se paga quando se tem idéias criativas e inovadoras! O caminho está traçado. A tendência é que haja um filtro natural onde despontem os mais preparados, despojados. É uma ótima oportunidade para que aqueles que têm comprometimento verdadeiro com o mercado investirem e mostrarem que não são comprometidos somente com o dinheiro, mas com a Música Gospel e principalmente com o Reino de Deus.

 Guia-me : Como você acredita que será o futuro da música evangélica no Brasil?

 Acredito que a música evangélica brasileira tem um futuro promissor!  Se houver  humildade, sinceridade de coração, seriedade  de todos os envolvidos nesse segmento.  Afinal Deus não dividi sua glória com ninguém! 

Se o mercado evangélico se unir, se humilhar  e se arrepender de todos os seus pecados diante de Deus. Então alcançaremos lugares jamais habitados antes.  Seremos os melhores no que fazemos! E isso será reconhecido por todos!

 Guia-me: Quais as novidades que os visitantes encontrarão na ExpoMusic Gospel?

 Posso destacar  o  Prêmio MR1 de Música Gospel que ocorre em paralelo à feira. Um evento de gala, segundo seus idealizadores à altura dos grandes nomes que existem no circuito da Música Gospel e com credibilidade, pois não está ligado a nenhuma gravadora. Julgado por um júri seleto, onde o que vai ser avaliado entre os muitos quesitos são a técnica e o profissionalismo, nomes de destaque da Música Gospel brasileira serão premiados, homenageados e reconhecidos. Nessa premiação única no universo Gospel, que tem como objetivo estimular a profissionalização do segmento e os investimentos técnicos na carreira dos artistas. Também vão ser lembrados os melhores profissionais e personalidades do ano que têm ligação direta e indireta com o mercado da Música Gospel, bem como por meio de uma categoria especial, "Projeto Social", onde é destacada a importância da responsabilidade que este segmento tem com a sociedade. Além de outras categorias como: melhor CD, DVD, Video Clipe, Site, Blog, Mídia, Performance de Palco, Banda, Cantor, Produtor, entre outros.  No final do mês de Abril, acontece a triagem e, em Maio, a indicação dos finalistas e a entrega do Prêmio. Outro grande momento da feira vai ser a Exposição "Gospel Memórias - Dias que não voltam mais", que pretende levar o público a uma emocionante viagem ao tempo, grandes eventos, igrejas e estádios lotados, mídias que noticiaram o crescimento do estilo, músicas que marcaram gerações, conversões, nomes que escreveram a história da Música Gospel no passado vão ser lembrados e homenageados. A exposição vai poder ser visitada por todo o público presente na feira e vai ser liberado o uso de máquinas fotográficas e filmadoras.  Outra Exposição será “Música para os Olhos”, que acontece junto à Expo Music Gospel, de 31 de Maio à 4 de Junho,  vai reunir o trabalho realizado pelo fotógrafo Décio Figueiredo na última década e meia, contando fatos e curiosidades do dia-a-dia de seu agitado estúdio, situado na Vila Mariana, em São Paulo. O Fórum de Leis de Incentivo a Cultura Com a palestrante e Produtora Verônica Brendler, Homenagem especial ao centenário da Música Pentecostal Brasileira  e, ainda, o Espaço Hip-Hop, que vai homenagear a cultura Hip-Hop com a presença dos 4 elementos, o Break (B-Boys): que representa o corpo através da dança; o MC (Mestre de Cerimônias): a consciência, o cérebro; o DJ (Disk-Jockey): a alma, essência e raiz; e o Graffitii: a expressão da arte, o meio de comunicação. No mesmo local vão acontecer batalhas de MC´s e DJ´s, e vai existir uma representação da Estação São Bento, para abrilhantar a festa por onde vão passar vários Poetas-de-Rua do Gospel e secular, além do público .Entre outras surpresas que só serão reveladas durante a feira!

Por Pollyanna Mattos

veja também