Seriado americano da BBC discute o valor da Igreja e o trabalho do pastor

Seriado americano da BBC discute o valor da Igreja e o trabalho do pastor

Atualizado: Sexta-feira, 9 Julho de 2010 as 8:08

No dia 28 de junho a BBC 2 estreou a sitcom "Rev.", produção da Big Talk Productions, criada por Tom Hollander e James Wood, com seis episódios iniciais encomendados. A produção chegou a ser anunciada com o título provisório de "Handle with Prayer". A série pretende explorar os bastidores da administração de uma igreja nos dias de hoje, época em que precisa enfrentar a concorrência do mundo do entretenimento e das novas mídias; bem como expor as dificuldades diárias de se manter as obrigaçõess que o cargo de pastor impõe.

Como se não bastasse, ainda tem de lidar com voluntários preguiçosos, rivais ambiciosos (da mesma religião ou não), a vigilância de seu superior (Simon McBurney) e o assédio de Adoha (Ellen Thomas), mulher que frequenta a igreja. Seu auxiliar acha que Adam lhe tirou a chance de se tornar o pastor da congregação; Colin (Steve Evets), um de seus maiores devotos é um bêbado inveterado; e ainda tem um funcionário do local que já não tem mais imaginação para inventar uma boa mentira em troca de algum dinheiro adiantado. No elenco também estão Lucy Liemann (Ellie), Hugh Bonneville (Roland Wise), Alexander Armstrong (Patrick Yam), Colin Salmon (Leon) e Darren Boyd (Darren Betts).

Tom Hollander teve a ideia para a série quando assistiu ao batizado de seu afilhado; o pai do menino era um velho amigo seu que nunca acreditou na existência de Deus. No entanto, estava em uma igreja batizando o filho. Outra inspiração de Tom para a série foi uma história publicada em um jornal na qual narrava a vida de um pastor que se tornara a pessoa mais importante de uma comunidade ao ser requisitado para festas, reuniões e toda espécie de evento. O motivo era o interesse de pais em matricular seus filhos na escola mantida pela igreja. Na Inglaterra, é uma antiga tradição crianças estudarem em escolas religiosas para conseguirem ascender socialmente.

Pesquisando o universo no qual a história seria situada, Tom conheceu a esposa de um pastor, que além de ganhar o dobro do valor pago ao marido, detestava as reuniões e o fato da porta estar sempre aberta a quem fosse visitá-los; no entanto, aguentava a tudo por amor ao esposo. Assim, surgiu a personagem de Alex, mulher do Pastor Adam. Apesar das referências, o ator e co-criador da série garante que os episódios deverão ter histórias inspiradas em fatos e personagens reais, mas com um desenvolvimento ficcional.

veja também