A sexta edição do Verão com Jesus marcou o início de fevereiro em Jacaraípe, na Serra

Verão com Jesus leva a Palavra para a Serra

Atualizado: Quarta-feira, 15 Fevereiro de 2012 as 1:14

Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a abertura das apresentações musicais, no dia 3. A Praça Encontro das Águas ficou lotada para os shows de artistas locais e nomes nacionais da musica cristã. A primeira noite de evento contou com a energia de Pregador Luo e David Quinlan. Já no dia 4 foi a vez de PG e Fernandinho animarem o povo de Deus com seus grandes sucessos.Para que tudo saia como planejado, o evento conta com uma grande equipe, formada por mais de 150 pessoas. São conselheiros, técnicos de som, seguranças, grupos de dança e muitos outros, voluntários em uma iniciativa que divulga o Evangelho com apoio do louvor. Uma realização da Associação de Pastores da Serra (Apes), o evento também possui uma vertente voltada aos esportes. Em uma parceria com as secretarias de Esportes da Serra e do Estado, o Verão com Jesus realizou um campeonato de futebol de areia. A competição começou no dia 14 de janeiro e seguiu até 11 de fevereiro.
Segundo Moysés Lagassa, presidente da Apes, a marca maior do Verão com Jesus é o evangelismo, capaz de transformar vidas. Com a percepção da cidade sobre os resultados positivos, veio o apoio da sociedade. "A consolidação deste evento se dá pela unidade dos pastores. Eles se organizaram, enviaram seus jovens. É uma programação feita para as igrejas, não é de uma em particular. A Associação de Pastores promove com o objetivo de integrar as igrejas como um todo. Não é só um evento de entretenimento, mas também um momento em que intercedemos, oramos pela cidade e pelas autoridades", disse ele.
As autoridades, aliás, não deixaram de prestigiar o evento. Foi o caso do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que acompanhou atentamente as atrações e até recebeu uma oração por parte dos pastores presentes. "O apoio da Prefeitura se transformou em lei. O evento é parte do calendário da cidade e ficamos felizes com o fato de que cada edição faz mais sucesso que a anterior. É algo que veio para ficar, que tem conteúdo. Aqui se fala, se prega a Palavra de Deus. Não pregamos religião, falamos do verdadeiro amor de Cristo. E que possamos conquistar a cidade com este amor", enfatizou.
Também presente, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, recordou como tudo começou. "Fico muito feliz com o crescimento do Verão com Jesus Serra. Eu tive o privilégio de criar a lei instituindo o evento enquanto ainda era vereador do município, então, é algo que me deixa emocionado. São diversos pastores e líderes envolvidos para garantir que se cumpra o seu objetivo espiritual. A Serra, que é uma cidade com alto índice de violência, precisa que incentivemos a prática de uma cultura de paz. Este evento transforma vidas, recupera pessoas e ajuda a cidade como um todo a vencer seus desafios", explicou.
"É uma alegria muito grande poder falar deste evento, que já se tornou tradicional na Serra. Ao falar de Deus, ele atrai não só o povo evangélico mas um público grande e variado, que gosta de receber a mensagem de paz. A Prefeitura da Serra está empenhada em que ele cresça cada vez mais. Nós estamos trazendo grandes atrações e isso atrai turistas para o município. Melhor ainda se for um evento assim, com mensagens positivas e que não registra nem um caso de violência", comentou o secretário de Turismo, Salvador de Oliveira, representando a Prefeitura da Serra, uma parceira do Verão com Jesus.
Seis anos de sucesso
Centenas de pessoas convertidas, milhares de pessoas unidas por mensagens de fé e harmonia, atividades que incentivam a cultura e o relacionamento saudável, como no esporte. Por tudo isso, o Verão com Jesus é destaque na Serra quando se fala em evento popular. Transformador, o evento tira pessoas também da situação de risco social. Em 2012, foram 182 reconciliações e 205 conversões. "É preciso acompanhar a pessoa que se converte, para que ela possa permanecer neste novo caminho. Não queremos conquistar apenas números e, sim, pessoas realmente transformadas", explicou.
Ivanildo Medeiros Nunes, diretor da Criative Produções, empresa que cuidou da organização do evento, também discorreu sobre o sucesso do Verão com Jesus. "O evento vem crescendo a cada ano em estrutura, público e qualidade. E vem agregando outras atividades. Temos o esporte, com um mês de campeonato de futebol de areia; uma rua de lazer, com brinquedos e doces para as crianças, tudo gratuito; tivemos apresentações culturais três vezes ao dia, com dança e teatro. Nós valorizamos a cultura local e contamos sempre com uma banda da Serra abrindo todas as noites de shows. E, claro, temos nomes da música gospel nacional querendo participar do evento. Isso é fruto de um bom trabalho, da qualidade do evento e da receptividade do povo serrano", disse.
Os cantores, que tanto contribuíram para a consolidação do Verão com Jesus ao longo desses anos, não deixam de destacar a importância da iniciativa. "Fico feliz por estar participando disso tudo, ser um dos responsáveis e trazer para essa festa bonita o hip hop, um jeito urbano e contemporâneo de levar a Palavra de Deus para os jovens. Sou grato pelas pessoas que têm aceitado, por aquelas que promovem o evento, pelos veículos de comunicação que o divulgam", disse o Pregador Luo.
Um velho conhecido do Verão com Jesus, o cantor David Quinlan também agradeceu e felicitou a organização. "Já são anos consecutivos na Serra e somos sempre muito bem acolhidos. Vemos uma alegria nos jovens das igrejas, e vemos também uma sede de cultuar com toda a força, e Deus corresponde. Cada ano tem sido mais impactante, é sempre muito bom começar o ano ministerial nesta região aqui", disse ele.
O cantor PG, que apresentou uma parte do que será o seu DVD "Imagem e Semelhança", (previsto para sair em abril), aproveitou para fazer um apelo muito especial ao público. "Os capixabas se divertiram e interagiram conosco, e acima de tudo, com essa interação, nós divulgamos o amor e a Palavra de Deus, que é o nosso principal objetivo. Muitas pessoas não aceitam que você fale de Jesus, mas aceitam ouvir falar de Jesus através da música. Então, esse é o nosso papel. Depois que damos nosso recado musical, fazemos o nosso apelo, e mostramos o verdadeiro caminho, que é o evangelho de Cristo".
Fernandinho, que esteve no palco no mesmo dia de PG e mais uma vez apresentou um rock que tirou o público do chão, foi outro que falou sobre o Verão com Jesus. "Há momentos durante o show que são realmente diferentes, em que esperamos realmente a intervenção de Deus. Esperamos que as pessoas saiam verdadeiramente transformadas. Essa é a única razão de estarmos aqui. Não é música pela música. Que Deus continue abençoando e sustentando as pessoas que realizam este evento, para que todos tenham sempre esta opção no verão", concluiu.
A 6ª edição continuou no final de semana seguinte. No dia 10, a dupla André & Felipe e a cantora Damares movimentaram bastante o público serrano. "É a terceira vez que a nossa dupla faz parte do Verão com Jesus e podemos dizer que é sempre um prazer e uma honra poder participar deste festival. Chegamos dessa vez com uma banda oficial, que está percorrendo todo o Brasil com a gente", disse André. No repertório, canções como "Hora de Vencer", "É Milagre", "Um Chamado", e "Dependente de Ti", além do sucesso Chuva de Poder", que dá nome ao mais recente trabalho dos artistas. A dupla adiantou que volta a estúdio em julho para preparar um novo trabalho também na linha do sertanejo universitário.

Já passava das 22 horas e o público continuava todo na Praça Encontro das Águas, para a apresentação de Damares. E a cantora soube retribuir o carinho, fazendo seu louvor pentecostal ecoar alto, sempre acompanhado por milhares de vozes. "O Verão com Jesus é meu primeiro trabalho do ano, estava de férias. É como se entrar no palco pela primeira vez. É uma emoção muito forte, tenho um grande carinho pelo povo do Espírito Santo, que tem abraçado minha vida e meu ministério de forma linda. Temos aqui um povo sedento sentir a presença de Deus. Eu não poderia estar em lugar melhor", frisou ela. Com dois trabalhos já lançados pela Sony Music - incluindo o CD Diamante, que já vendeu 350 mil cópias - a cantora já se prepara para o próximo projeto. "É um CD novo, em dezembro. Já estou escolhendo o repertório. Até lá, é seguir divulgar o DVD", disse.
A sexta edição do evento chegou ao fim no dia 11 de fevereiro. Com apresentações inspiradas de Marcelo Aguiar e da contagiante banda Khorus, o grande festival de música evangélica da Serra foi encerrado em 2012, já deixando saudades.

veja também