Shane Claiborne Pela Primeira Vez no Brasil

Shane Claiborne Pela Primeira Vez no Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 4:17

Shane Claiborne nasceu em 11 de julho, 1975, e é um dos membros fundadores do The Simple Way (O Caminho Simples), uma comunidade de fé no interior da cidade de Filadélfia, Pensilvânia, no qual ajudou a nascer e conectar as comunidades de fé radical em todo o mundo. Graduou-se em Sociologia e Ministério de Juventude pela Eastern University, filiada as igrejas batistas dos EUA e tornou-se um grande cristão ativista político na luta por justiça social e, consequentemente, grande voz em favor dos pobres.

Trabalhou com Madre Teresa por 10 semanas em Calcutá, inclusive, atualmente seu ministério é comparado ao dela nos EUA. Viajou também por algumas semanas com o Time de Paz no Iraque, visitando zonas de bombardeio, hospitais, famílias e participando dos cultos em meio a guerra. Claiborne também estagiou em um das mais criativas igrejas dos EUA, a Willow Creek Community Church. Hoje, tem viajado todo o mundo falando sobre paz, justiça social, e de Jesus. Ele é destaque na série de DVD “Another World Is Possible” (Um Outro Mundo é Possível) e  autor de vários livros, incluindo "The Irresistible Revolution" (A Revolução Irresistível), "Jesus for President" (Jesus Para Presidente) , e "Becoming the Answer to Our Prayers" (Se Tornando A Resposta Às Nossas Orações). Infelizmente, nenhum deles está disponível em português ainda.  

Totalmente radical em sua fé e atitude, e um tanto quanto polêmico, Shane Claiborne vem pela primeira ao Brasil participar do Usina 21que acontece dia 24 de Setembro na Universidade Mackenzie. Segundo o deputado Carlos Bezerra Jr, idealizador do Fórum, "O diferencial do Usina é que se discute temas que normalmente não são discutidos na igreja, mas ainda sim sobre um ponto de vista cristão, pela ótica da Missão Integral e engajamento social". Questionado sobre o que esperar da participação de Shane Claiborne no evento, Carlos Bezerra comenta "Ele é uma voz ativa nos movimentos sociais, na luta pelos direitos humanos, pela dignidade e pelo valor da vida, e na luta também pelos orçamentos governamentais em favor das causas sociais, um líder ativista cristão que tem chamado atenção da mídia e de governos," e complementa "mas claro, como uma voz eloquente e radical, lógico que gera muito controvérsia, mas a idéia é dar o microfone a esse que entendemos ser uma voz bastante relevante hoje". E finaliza "Eu diria que é uma voz relevante e profética".

Em uma era em que o conforto, a busca incessante por bem estar pessoal se tornou alvo de muitos cristãos, Shane caminha na contra mão com veemência, atitude e com a Bíblia na mão. E agora é esperar para conferir sua primeira visita ao Brasil em Setembro.

  Por Rodrigo Silva  

veja também