Show da Marcha Para Jesus reúne grandes nomes do gospel nacional

Show da Marcha Para Jesus reúne grandes nomes do gospel nacional

Atualizado: Sexta-feira, 23 Maio de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

Um dos pontos mais movimentados da zona norte da capital paulista transformou-se numa imensa congregação interdenominacional, onde músicos e cantores de várias igrejas fizeram ecoar no céu ritmos diferentes para louvar ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Faltavam 20 minutos para as 13 horas, quando o cantor Genésio de Souza, subiu ao palco instalado na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira para dar início ao show gratuito que sucedeu à Marcha Para Jesus 2008. Nesse momento, ainda havia centenas de pessoas saindo da Estação Tiradentes do metrô, ponto inicial do trajeto de três mil metros da caminhada. A organização do evento estima que cerca de 10% dos cinco milhões e meio de pessoas que marcharam estiveram presentes ao show.

Em frente ao palco de 18 metros de cena e 16 metros de profundidade, jovens, idosos e crianças, evangélicos e não evangélicos, posicionaram-se com muita animação e disposição para louvar a Deus com 34 grandes nomes da música gospel nacional. Até o clima, que nessa época do ano costuma ser frio na capital paulista, colaborou para o sucesso da festa. No meio da tarde, os termômetros chegaram a marcar 30 graus (a máxima não passou de 22 na mesma data, há um ano).

Convidados Especiais

O prefeito Gilberto Kassab, a ministra do Turismo Marta Suplicy e o presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia foram as autoridades presentes ao palco do Show da Marcha.  

Entre os artistas, o destaque ficou por conta da dançarina Carla Perez, que depois de percorrer o trajeto num trio elétrico, subiu ao palco durante a apresentação da banda FLG e deu um show, dançando para Jesus.

Profecia e conversões

A tarde já caia quando o Apóstolo Estevam Hernandes, pelo telão, deu início à ministração da Palavra. Meditando sobre o vale de ossos secos (Ezequiel 37), ele ressaltou que a voz do Espírito Santo estava naquele momento sendo ouvida em todas as partes.

"O sopro do Espírito está vindo sobre São Paulo. Esse é o poderoso exército do Deus vivo, que está caminhando para a vitória", declarou. Num momento de muita unção, centenas de pessoas atenderam ao chamado para entregarem suas vidas a Cristo.

Encerrando a mensagem, o apóstolo profetizou que em 2009, muitas mulheres que sofrem por não serem mães marcharão grávidas, muitos que hoje estão enfermos estarão curados e aqueles que oram pela salvação de suas famílias terão ao seu lado os filhos, esposa ou marido. "Todo vale de ossos secos vai receber o sopro de vida em nome de Jesus".

Os pastores Samuel Ferreira, da Assembléia de Deus do Brás; Marcos Pereira, da Assembléia de Deus dos Últimos Dias do Rio de Janeiro; Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento; Pra. Fernanda Hernandes Hasmussen, bispo Gê e bispo José Bruno, todos da Renascer em Cristo, também tiveram a oportunidade de ministrar e orar para o público presente ao show.

Extremos

Num curto intervalo de tempo, apresentaram-se no palco da Marcha Para Jesus duas atrações que evidenciaram que o evento é aberto a todos os adoradores, sem distinção. Na expectativa de fazer uma apresentação ainda melhor que a da Marcha de 2007, considerada por ela sua melhor performance, a pré-adolescente Priscilla Alcântara, de 11 anos, apresentadora do programa Bom Dia & Cia do SBT, empolgou a galerinha com o louvor "Reine", do seu primeiro CD "O Início". "Quero me superar", dizia ela no back stage. Na platéia, dezenas de integrantes do seu fã-clube desfilavam com camisetas pretas com o nome da cantora e tiaras com "anteninhas" coloridas.

Minutos depois, usufruindo do mesmo som de 140 mil wats de potência e da iluminação gerada por mais de 300 mil wats de luz, subiram ao palco os veteranos do grupo Voz da Verdade, que comemoram 30 anos de ministério. "Quando nós começamos, não tínhamos a visão de que um dia íamos chegar a esse estágio, com cantores e bandas louvando ao Senhor em todos os ritmos", lembrou Carlos Moysés. Anos atrás, o grupo chegou a ser "convidado a se retirar" de uma igreja por utilizar bateria e fazer um louvor moderno demais para os padrões da época. "Somos um dos precursores de tudo isso".

Verdadeiro louvor

Além da qualidade do som e da excelência da apresentação, alguns dos ministros presentes ao Show da Marcha expressavam uma preocupação extra com a ministração do verdadeiro louvor. "A Marcha é uma convocação para o povo de Deus. Eu a considero um ato profético e estar aqui é uma responsabilidade muito grande para os levitas e pastores", analisou Kléber Lucas.

"A apresentação no Show da Marcha é diferente de todas as outras porque ficamos diante de muita gente e temos a grande responsabilidade de, em poucos minutos, fazer um louvor que agrade a Deus", explicou o Pr. Rick Digilio, vocalista da banda Cusm.

A seleção do repertório também foi um dos ítens que mereceram atenção especial. "Escolhemos músicas que levam o público a louvar. Às vezes, o louvor é tremendo, mas não é para ser cantado na igreja. A igreja é o nosso termômetro. Se a música emplaca na igreja, vai produzir um grande momento de louvor a Deus", revelou Rafael Bitencourt, do Toque no Altar.

Para todos os gostos

Presentes desde a primeira edição da Marcha Para Jesus, Oficina G3, Katsbarnéa e Resgate foram as atrações finais do show e levaram o público ao delírio. Apesar do cansaço, depois de mais de 10 horas de programação, as pessoas ainda tiveram forças para dançar, pular e cantar junto os maiores sucessos dessas bandas.

" Saímos de casa antes das 8 horas da manhã", contou o casal de namorados Luceli e Ricardo, que mora em Praia Grande. Ela participou de todas as Marchas e sempre fica até o final do show. "Trazemos uma mochila com protetor solar, frutas, bolacha e compramos muita água durante o dia. Estamos com um grupo de jovens e todos estão muito empolgados. Só vamos embora depois da última música", contou Luceli.

Ressaltando a beleza da união de todas as igrejas na Marcha, Paulinho Makuko, do Katsbarnéa, não conseguia descrever o que representava para ele participar do show pela 16ª vez. "A Marcha faz parte da minha história e eu faço parte da história da Marcha", observou. "É muito difícil descrever a emoção de um momento como esse. Na hora que a gente sobe no palco e vê essa massa humana toda.... Pensar que eu fui escolhido por Deus para estar aqui ministrando para essas pessoas, eu que poderia estar morto, mexe muito com o coração".

O encerramento ficou por conta do Renascer Praise que, acompanhado por um grupo de coreografia, despediu o público ao som de "Festa".

Apresentaram-se no Show da Marcha: Genésio Souza, X Barão, Maurício Paes, Márcio Foffu, FLG, Paulo César Baruk, Mara Maravilha, Mauri di Jesus, Carlinhos Félix, Além do Véu, Nívea Silva, Noemi Nonato, Prostrado aos Teus Pés, Pr. Marco Feliciano, Praise Machine, Heloísa Rosa, RM6, Elaine Martins, Militantes, Dayan Alencar, Vânia Marx, Cassiane, Banda Cusm, Waguinho, Voz da Verdade, Priscilla, Talita Pagliarin, Kléber Lucas, Katsbarnéa, Magno Malta, Toque no Altar, Marcelo Aguiar, Oficina G3, Resgate e Renascer Praise. A apresentação dos convidados e a animação do show ficou por conta de Marcelo Aguiar, Pra. Fê e Bispo Zé Bruno.

Fotos: Felipe Lima, João Neto, Myrian Rosário, Nany de Castro, Rodrigo Borba e Igospel.

veja também