"Siga a Bíblia" passa em Florianópolis (SC) no Dia Nacional da Leitura

"Siga a Bíblia" passa em Florianópolis (SC) no Dia Nacional da Leitura

Atualizado: Terça-feira, 13 Outubro de 2009 as 12

Dia 12 de outubro é o dia Nacional da Leitura, lei sancionada no início do ano pela presidência da república. E, neste primeiro dia comemorativo da leitura, Santa Catarina teve a oportunidade de receber o projeto Siga a Bíblia - que incentiva a leitura da Palavra de Deus, impactando vidas, famílias e comunidades. Para tanto, uma Bíblia especial, escrita em 66 idiomas (um idioma para cada livro) está sendo levada em uma viagem mundial que começou em outubro do ano passado, nas Filipinas, e só terminará em julho de 2010, na cidade de Atlanta (EUA).

No sul do Brasil, o Siga a Bíblia está sob a responsabilidade dos pastores Bruno Raso, ministerial da Divisão Sul Americana (DSA) e Areli Barbosa, líder dos jovens da União Sul Brasileira (USB). Em Florianópolis, o Siga a Bíblia teve início às 10 hs da manhã com uma carreta, que saiu do estádio Orlando Scarpelli, e seguiu até à praça de Coqueiros, região central da cidade. No local, apesar da forte chuva, cerca de 200 pessoas unidas e fervorosas participaram da inauguração de um monumento, alusivo a passagem do projeto na cidade. O monumento, uma verdadeira vitória da Associação Catarinense (AC), foi muito valorizado devido à necessidade da aprovação do prefeito Dário Berger e da Câmara de Vereadores. Ainda na praça, os presentes se emocionaram ao poderem ver a Bíblia do projeto, que foi mostrada com dificuldade, para que não fosse molhada devido à chuva. Como o tempo continuou implacável, a programação continuou na igreja Adventista Central de Florianópolis. Nesta segunda parte, cerca de 300 pessoas puderam ver com mais tranqüilidade a Bíblia Mundial. Vários destaques podem ser lembrados, como o louvor de um grande coral, a reconsagração de pastores e anciãos tocando da bíblia e a distribuição de exemplares da Palavra de Deus aos presentes. O Mutirão de Natal ainda distribuiu cestas básicas às famílias carentes e a AC lembrou do projeto Futuro com Esperança.

A mídia cobriu o projeto. O jornal SC no Ar, programa jornalístico para todo Estado da TV Record, abriu um espaço de cinco minutos, ao vivo, quando o pastor Raso pôde falar da importância da Bíblia na vida humana. O endereço da igreja chegou a ser citado, caso a chuva continuasse. O jornal Diário Catarinense, do grupo RBS, também nas edições do dia 12 e do dia 13, deu destaque ao projeto. A Rádio Novo Tempo de Florianópolis também evidenciou a chegada da Bíblia mundial e recebeu em seus estúdios a visita dos pastores responsáveis pela Bíblia na ocasião. Além da mídia, o Siga a Bíblia também foi acompanhado pelo vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes.

Para o pastor Lourival Gomes, que preside a Igreja Adventista em Santa Catarina, o projeto é uma continuidade de algo que começou há anos atrás. “Para Santa Catarina foi um privilégio receber esta Bíblia, que ao final percorrerá 204 países. A Igreja Adventista no Brasil começou em nosso Estado, há 111 anos. Aqueles pioneiros deram início ao evangelismo em nosso país e, ano após ano, o trabalho está continuando. E hoje, com o projeto Siga a Bíblia, queremos reforçar o nosso compromisso de levar ao mundo a mensagem do Evangelho”, enfatiza.

A Bíblia Mundial, como é conhecida, pesa cerca de sete quilos e meio e, ao final de sua turnê, terá passado por 204 países, ganhando um espaço no Livro dos Recordes - o Guinness Book. Até agora, a Bíblia Mundial já passou por diversos lugares, onde se destacam o Rio Jordão, em Israel, e a Espanha, ocasião em que a rainha Sofia chorou ao tocá-la. O vídeo sobre a inauguração do monumento pode ser visto no endereço http://www.youtube.com/watch?v=VavUMtBdqWo .

veja também