Sinos para louvar a Deus marcam gravação de DVD no sul do Brasil

Sinos para louvar a Deus marcam gravação de DVD no sul do Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 3 Dezembro de 2010 as 3:14

Existem diversas formas de louvor. Alguns louvam a Deus através de ofertas, testemunho, música vocal e instrumental. Mas, no dia 1º de dezembro de 2010, as formas tradicionais de adoração deram lugar ao sinos.  O Instituto Adventista Paranaense (IAP) realizou a primeira gravação em DVD da América Latina de um conjunto musical de sinos.

O Coral de Sinos do IAP existe desde  2006 sendo o primeiro e único do sul do Brasil. Sob a regência do maestro Edward Thomas, o coral é composto por 12 componentes, todos alunos da escola.

No repertório da gravação, foram executadas músicas sacras e eruditas, além da participação do Grande Coro e Orquestras Sinfônica Jovem do IAP. Como convidados especiais estiveram presentes Ronaldo Fagundes, apresentador do programa Perfil Musical da TV Novo Tempo e da cantora Regina Mota.

Um momento emocionante aconteceu quando o maestro Edward Thomas recebeu a visita inesperada do irmão Henoch Thomas Jr, músico que trabalha nos Estados Unidos e veio especialmente para a gravação. Antes da morte do pai do maestro, ele havia pedido ao filho que cuidasse do irmão caçula, guiando ele nos caminhos do Senhor e da música.

Os sinos que o IAP utiliza são equipamentos de origem americana, fabricados pela Malmark, empresa especializada na fabricação de sinos de mão (handbells, em inglês).

Tecnicamente, o Coral de Sinos é composto de 4 oitavas, do Sol3 ao Sol7, em escala cromática, perfazendo um total de 49 sinos. É um trabalho que requer sincronismo total para que a música seja executada. Assim, os alunos desenvolvem espírito de equipe e autodisciplina. O DVD deverá chegar ao público em abril de 2011, na ocasião da apresentação do Gaither Vocal Band no IAP.

veja também