SMAC mostra a arte de adorar a Deus

SMAC mostra a arte de adorar a Deus

Atualizado: Terça-feira, 16 Julho de 2013 as 9:18

O Espaço Super Nova, localizado na Av. Jabaquara, 123, foi cenário de uma bela apresentação de arte, aliás, de artes.
 
Ideia de Paulo César Baruk e Douglas Sciola, a Semana de Arte Cristã aconteceu pela primeira vez em São Paulo e reuniu centenas de pessoas de terça-feira a sábado (9 a 13 de julho).
 
João Alexandre apresentou a música popular brasileira gospel e falou sobre a importância da arte no evangelho. "A arte em si já é uma ferramenta poderosa. Quando bem feita, toda arte é bonita, imagina isso na mão de cristãos, na mão de quem tem o que dizer. Não dá pra negar que isso é uma ferramenta forte para atingir o coração das pessoas. Arte é criar, então Deus é o maior artista de todos os tempos, Ele criou tudo. A diferença entre cristãos e não cristãos é que nós fazemos a arte para quem é digno de toda a glória."
 
Semana de Arte Cristã
 
Teve rock, poesia, rap, mpb, fotografia, arte circense, black music, esculturas, entre outras coisas.
 
Oficina G3, Leonardo Gonçalves, Coral Resgate, Marcela Taís, João Alexandre, Daniela Araújo, Alexandre Aposan, Lito Atalaia, passaram pelo palco da SMAC, entre muitos outros. 
 
Sarah Renata é um dos nomes que representam a nova geração da música evangélica. Para ela, participar de um evento como a Semana de Arte Cristã é muito importante para resgatar a essência do Evangelho. "Nossa geração perdeu muito a riqueza de conteúdo musical para ser algo comercial. Nosso maior desafio é unir a letra e a referência da geração antiga e colocar a nossa cara."
 
Com o primeiro DVD recém gravado, Leonardo Gonçalves passou pelo palco da SMAC, encantou o público e frisou o fato de que toda arte pode refletir o caráter de Deus. "Nós, como povo de Deus, precisamos nos educar mais para respeitar outros tipos de arte. Se Deus é o maior artista, precisamos compreender que não é apenas um tipo de arte ou um estilo de música que representa e reflete o caráter dEle ... Espero que isso possa se tornar um movimento de renovação para o povo de Deus"
 
semana de arte cristãLiteratura e música são as formas mais comuns de arte vistas no universo cristão, mas na Semana de Arte Cristã o humor também teve espaço.
 
Felipe Bregantim fez algumas intevenções circenses com o Palhaço Pépa. Ao GUIAME ele disse concordar que Deus também é humor. "Nós, cristãos, ficamos blindados a uma série de movimentos artisticos que têm pelo mundo. O que a gente faz é arte, mas há muitas outras coisas que também são gritos artísticos", explicou.
 
Rebeca Nemer, esposa de PC Baruk, ajudou na organizou da SMAC e, em entrevista ao GUIAME, reiterou que adorador também é artista. "O evangélico tem muito preconceito com a palavra artista, é muito comum escutarmos a pergunta 'você é artista ou adorador?' A gente é as duas coisas, uma não impede a outra. Música é arte, fotografia é arte, pintura é arte, circo. Unimos várias tribos com um único propósito que é louvar e adorar a Deus."
 
Pelo Facebook, Baruk publicou diversas fotos da Semana de Arte Cristã e deixou um agradecimento. "Obrigado a todos que entenderam a idéia e nos apoiaram!!! Obrigado Deus, doador da vida e da arte!!!"
 
Na página oficial do evento no Facebook é possível ver as fotos de todos os dias da SMAC. https://www.facebook.com/SmacOficial?fref=ts
 
 
por Juliana Simioni
GUIAME.COM.BR
foto: Tadeu Bara

veja também