A soberba é o degrau que antecede a paranoia e o narcisismo

A soberba é o degrau que antecede a paranoia e o narcisismo

Atualizado: Sexta-feira, 9 Agosto de 2013 as 8

soberbaO soberbo é um ilusionista doente. Ele se acha tão influente e essencial para seus seguidores, que Interpreta como imitação, tudo o que adquirem, fazem ou dizem. 
 
Falo de gestos como morar no mesmo bairro, comprar um carro da mesma marca, viajar para o mesmo pais que visitou recentemente, etc. Alguns realmente o imitam.
 
Quando os seus inimigos fazem o mesmo, acha que estão tentando mostrar que são capazes de alcançá-lo ou superá-lo. 
 
A soberba é o degrau que antecede a paranoia e o narcisismo. Neste estado, conversa com os anjos mais poderosos e até mesmo com Deus. Recebe revelações exclusivas e se acha capaz de falar sobre assuntos que ninguem jamais abordou. Se transforma em transmissor de uncoes especiais e de palavras especiais.
 
Infelizmente consegue convencer até mesmo aos "normais" de que é excepcional.
 
O diabo tem todo interesse em reforçar esta situação e aproxima dele alguns falsos profetas que circulam no mesmo palco. Lá de cima, em tranze e com voz cavernosa, falam que ele é isto, isso e aquilo.
 
Depois vêm os títulos eclesiásticos diferenciados, carros blindados para se protegerem de balas imaginárias, desvios de ambientes onde circula gente "normal" (inferior) e restaurantes, salários, hoteis, guarda roupas diferenciados, carros e aviões usados somente por ele, etc.
 
 
- Ubirajara Crespo
 

veja também