Sociedades Bíblicas Americana e do Brasil se unem para levar a Palavra de Deus em português aos imigrantes brasileiros

Brasileiros residentes nos EUA ganharão bíblia sagrada

Atualizado: Terça-feira, 17 Janeiro de 2012 as 3:12

Com população estimada em 2 milhões de pessoas, os brasileiros que vivem nos Estados Unidos são alvo de um programa especial da Sociedade Bíblica Americana (SBA), que conta com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB): o Ministério com Brasileiros. Lançado em 6 de janeiro de 2012, na sede da SBA, tem o objetivo de disponibilizar as Escrituras Sagradas em português para os brasileiros que residem nos Estados Unidos. Na cerimônia de apresentação do programa, além do presidente da SBA, Lamar Vest, e do diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer, estiveram presentes o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, e o cônsul-geral adjunto, ministro Wladimir Valler Filho.
 
“Levar a Palavra de Deus a todas as pessoas, a um preço que possam pagar e numa linguagem que possam compreender foi a motivação que levou as Sociedades Bíblicas do Brasil e Americana a firmarem esta parceria. Nossa meta é assegurar que as Escrituras Sagradas também estejam disponíveis em português àqueles que falam este idioma e residem nos Estados Unidos”, relata o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer. A parceria firmada pelas organizações dos dois países conta com a gerência de um brasileiro: Lécio Dornas, que passará a visitar as comunidades brasileiras nos Estados Unidos verificando as necessidades de Escrituras que devem ser supridas.
 
Para facilitar a busca pelos títulos bíblicos disponíveis no país, em língua portuguesa, foi preparado um catálogo, no qual estão relacionadas as diferentes edições do Livro Sagrado que podem ser adquiridas: Bíblias, Bíblias de Estudo, obras acadêmicas e porções bíblicas temáticas, entre outras. Além disso, foi criado um número de telefone nos Estados Unidos (1-855-3BRASIL), que conta com atendimento em português e está integralmente dedicado a receber encomendas de literatura bíblica. No site www.bibles.com também foi criada uma seção especial, com material bíblico em português.
 
O Ministério com Brasileiros prevê, ainda, outras ações de divulgação do Livro Sagrado e de sua mensagem entre os falantes de português, como a realização de Seminários de Ciências Bíblicas, desenvolvimento de atividades que incentivem a leitura da Bíblia, e campanhas de arrecadação de fundos para a obra bíblica.
 
O diretor executivo da SBB observa que imigrantes, na Bíblia, são personagens centrais de inúmeras histórias. “Para lembrar apenas alguns destes personagens podemos citar Abraão, Esdras, o apóstolo Paulo, e até a família de Jesus. Dar atenção aos migrantes e estrangeiros é parte da orientação bíblica. A criação deste Ministério por parte das duas Sociedades Bíblicas espera alcançar com a mensagem da Palavra de Deus este público”.
 
Metas desafiadoras - Com 30 anos de pregação do Evangelho e 14 como voluntário da SBB, Lécio Dornas assume a liderança do projeto Ministério com Brasileiros, nos Estados Unidos, com a certeza de que Deus o preparou para essa nova empreitada. Entre os desafios vislumbrados na nova função, Dornas destaca a necessidade de identificar e localizar os elos da comunidade cristã brasileira nos EUA, para criar uma rede de relacionamento que abra caminho à difusão da Palavra de Deus. “Tenho como meta colocar uma Bíblia bilíngue inglês/português na mão de cada brasileiro residente naquele país. Posteriormente, quando a estrutura do programa estiver completamente organizada, vamos expandir sua influência, visando alcançar as comunidades brasileiras no Canadá e também nos países do Caribe”, antecipa. Para superar os obstáculos e concretizar essas metas, o gerente planeja trabalhar com inteligência relacional, unindo as estruturas e os ministérios que já existem. “Em cooperação, teremos condições de cumprir a tarefa de levar a Palavra que transforma vidas a todo o povo de Deus”, conclui.

veja também