Sociedades Bíblicas unem-se em prol do Haiti

Sociedades Bíblicas unem-se em prol do Haiti

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

As Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), aliança da qual faz parte a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), estão se mobilizando em prol do povo do Haiti. Nos próximos dias, uma delegação de fala francesa será enviada, através da República Dominicana, para levar parte da ajuda: comida, água e remédios coletados. Num esforço conjunto, as entidades contribuem, antes de tudo, para atenuar o sofrimento da população, levando a esperança contida na mensagem bíblica.

''Recebemos informação de que toda a equipe de tradução da Sociedade Bíblica do Haiti está a salvo. Eles são Jean-Baptiste Pauris, coordenador do Projeto de Tradução, e os tradutores da Bíblia Sadrack Nelson, Willio Blanc, Pierre-Louis Manasse e Jean-Berniste Ambeau. Agradecemos a Deus por isso'', relata Melvin Rivera Velázquez, secretário de Área das Américas da entidade.

O Projeto de Emergência das Sociedades Bíblicas Unidas para o trabalho no Haiti está dividido em etapas de curto prazo e de longo prazo. A primeira carga de alimentos está sendo levada com a ajuda das Assembléias de Deus e da Igreja Evangélica da República Dominicana para o Haiti nesta quinta-feira, 21 de janeiro.

No que se refere à distribuição de Escrituras, a Sociedade Bíblica Canadense prontificou-se a preparar e doar a tradução da porção bíblica e da seleção bíblica que será publicada imediatamente em francês e crioulo. Já a Sociedade Bíblica Americana, além de fornecer os arquivos digitais relativos à porção bíblica, está à frente da campanha de arrecadação de recursos para a causa.

A Sociedade Bíblica do Brasil também está participando apoiando as forças de paz brasileiras locadas no Haiti com Escrituras. “Esperamos com isso trazer esperança e conforto para o povo haitiano'' informa Erní Seibert, secretário de comunicação e ação social da entidade.

''Este é o momento de agir. A Sociedade Bíblica do Haiti quer ajudar seu povo, seus funcionários e sua diretoria a realizar o trabalho de trazer conforto às pessoas que sofrem. Enquanto eles se recuperam emocionalmente, continuamos a providenciar ajuda para eles'', assegura Rivera.

Além de atender a necessidade imediata de Escrituras para o povo do Haiti há também duas iniciativas de longo prazo que são essenciais para a reconstrução. Uma delas é a reparação do telhado e paredes da Casa da Bíblia. O prédio foi danificado no terremoto e os funcionários não podem usar o local. Outra necessidade será cobrir os custos do funcionamento diário da Sociedade Bíblica. ''Entradas por meio de vendas de Bíblias não serão esperadas nos próximos meses, embora a distribuição de Escrituras, mais que nunca, necessitará acontecer'', avalia Terje Hartberg, diretor do Programa de Gestão e Doações das SBUs.

Mais de 200 anos de história

A SBB é uma entidade nacional, que faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial de entidades, cuja fundação remonta ao início do século XIX e que foi criada com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 145 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios, que são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, de uma forma relevante para a vida das pessoas, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Fundada em 1948, a SBB construiu sua trajetória com base na missão de ''promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional''.

veja também