Sociedades Bíblicas Unidas distribuem 29 milhões de Bíblias em 2009

Sociedades Bíblicas Unidas distribuem 29 milhões de Bíblias em 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O número de Bíblias distribuídas pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) ultrapassou 29 milhões durante 2009, um aumento de 3% em relação a 2008, confirmando a tendência de alta dos últimos anos. Os dados são do Relatório de Distribuição de Escrituras 2009, recém publicado pela entidade, revelando que, no total, as Sociedades Bíblicas distribuíram 430 milhões de Novos Testamentos, porções (partes da Bíblia), seleções (folhetos com mensagens bíblicas) e Bíblias completas. A Sociedade Bíblica do Brasil distribuiu, sozinha, 221 milhões de itens relacionados às Escrituras.

Os números incluem Escrituras vendidas por intermédio de operações comerciais normais das Sociedades Bíblicas, distribuição subsidiada e Escrituras distribuídas gratuitamente por meio de projetos especiais.

Distribuição total

Bíblias 

29.391.276  

Testamentos

11.193.612  

Porções

15.080.283  

Porções Novo Leitor

7.340.576   

Seleções

310.870.370 

Seleções Novo Leitor

57.267.122

Os números por área, mostrados na tabela, ocultam alguns detalhes interessantes sobre Sociedades Bíblicas individuais. Além do desempenho extraordinário da Sociedade Bíblica do Brasil, houve grandes aumentos na distribuição total em diversos países, como Filipinas, Honduras e Panamá.

O relatório revelou também que programas de alfabetização constituem atualmente uma área especial de desenvolvimento nas SBU. Os números mostram que foram distribuídos quase 64 milhões de porções e seleções elaboradas especificamente para novos leitores, um aumento substancial ante 2008. Programas na Argentina e na Índia contribuíram significativamente para esse aumento.

Também foram coletados números de todas as Sociedades Bíblicas sobre a distribuição de Escrituras não impressas. Essa categoria inclui Escrituras em áudio, materiais em vídeo e Escrituras eletrônicas para uso em computadores. Em 2009, as Sociedades Bíblicas distribuíram 528.540 itens desses tipos. Mesmo ainda considerada pequena, em comparação com os tradicionais itens impressos, esta quantidade significa um aumento de 31% em relação ao ano anterior e a expectativa é que essa categoria cresça ainda mais nos próximos anos.

A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

Em 2009, a organização ultrapassou a marca de seis milhões de Bíblias distribuídas – 5,7% a mais do que em 2008 –, um recorde mundial. Ao todo, foram distribuídas 6.007.759 Bíblias, além de 739.919 Novos Testamentos, 2.433.102 porções bíblicas (livretes de texto bíblico, como, por exemplo, evangelhos) e 211.732.000 seleções bíblicas (folhetos com texto bíblico). Do total de Bíblias completas distribuídas merece destaque especial a distribuição da versão em braile. Foram distribuídas 51 Bíblias completas em braile, 2 Novos Testamentos e 19.084 volumes individuais, que contem em média um ou dois livros bíblicos. A Bíblia completa em braile é formada por 39 volumes. Isso reflete o intenso trabalho social que tem sido realizado pela SBB junto a pessoas com deficiência visual. Vale ser ressaltada, ainda, a área de publicações multimídia: foram distribuídos 23.327 exemplares do Novo Testamento em Áudio, além dos 3.257 exemplares da Biblioteca Digital da Bíblia, que reúne em cada CD-ROM mais de uma dezena de Bíblias completas em diversos idiomas.

A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 145 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições