Sociólogo desvenda início das Assembleias de Deus

Sociólogo desvenda início das Assembleias de Deus

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 4:04

Com um olhar sociológico, mas, ao mesmo tempo, com a experiência de quem integra há décadas uma comunidade pentecostal, Gedeon Alencar, doutorando em ciências da religião pela PUC, lança o livro “Assembleia de Deus -- origem, implantação e militância” (1911-1946), pela Arte Editorial.

Comparando registros históricos e conceitos sociológicos, Alencar resgata os primórdios da maior denominação evangélica brasileira (32%, PUC/2003), com suas fortes ações evangelísticas, mas também com seus naturais conflitos de liderança, que moldaram o rosto atual da denominação. No capítulo 3, o livro trata da institucionalização da igreja, revelando o embate ocorrido entre a Assembleia de Deus norte-americana e a brasileira (de origem sueca).

A Assembleia de Deus no Brasil teve início em Belém do Pará, no dia 11 de junho de 1911. Para comemorar os cem anos, a igreja planeja para 2011 uma série de eventos e projetos na cidade, entre eles um culto no estádio de futebol Mangueirão e a inauguração do Centro Histórico Nacional da Assembleia de Deus no Brasil.

veja também