Sucesso na TV Novo Tempo, programa Evidências esclarece assuntos bíblicos

Sucesso na TV Novo Tempo, programa Evidências esclarece assuntos bíblicos

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 12:21

Sucesso da TV Novo Tempo, emissora adventista com canais VHF, UHF e em operadoras a cabo de todo o país, o programa Evidências é uma das melhores atrações sobre a Bíblia da televisão brasileira. Com base em pesquisas, na história e, principalmente, na arqueologia, o programa esclarece eventos bíblicos e mostra que o livro sagrado não é simplesmente um compêndio de mitos e lendas, mas uma obra histórica e, tantas vezes, exata. Já em sua quarta temporada, Evidências tem tratado, por exemplo, de questões polêmicas sobre, por exemplo, a veracidade da existência de Adão e Eva, da Torre de Babel, do Dilúvio e do próprio Cristo histórico.

Diante da boa repercussão da série, os melhores programas acabaram se transformando em DVD e agora chegam à sua terceira caixa. É um verdadeiro tour por Israel e Itália, possibilitando ao espectador entender melhor como foram a vida e os ensinos de Jesus. Dessa forma, são exibidas as ruínas do Templo, os lugares que podem ter sido o sepulcro de Cristo, como seriam as construções e as cidades de Cafarnaum, Belém, Nazaré e Jerusalém dos tempos bíblicos, e, por meio de objetos e construções, os filmes revelam de que maneira viviam os judeus no primeiro século.

Evidênciasnão se destaca por modernos recursos gráficos e fantásticas animações em 3D, como os documentários estrangeiros. A tecnologia é empregada algumas vezes para reconstruir ambientes – mas o forte, mesmo, são os comentários e explicações. Apresentados sem vieses doutrinários, os programas têm notável profundidade para episódios de apenas 30 minutos e com linguagem simples. Méritos para o professor Rodrigo Silva e sua equipe. Rodrigo, aliás, não é meramente um acadêmico – com doutorado em teologia bíblica e pós-doutorado em arqueologia bíblica –, mas um pesquisador que gosta de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra das escavações. “Estamos conseguindo um trabalho cada vez mais profissional. Normalmente, há uma enorme burocracia para entrar em alguns lugares de Israel, mas as filmagens foram franqueadas com bastante liberdade”, conta o professor, também apresentador de Evidências III. Como ele mesmo costuma dizer, é o tipo de programa-família, que não fica restrito apenas a quem gosta de debates ou a estudiosos da Bíblia.

   Fonte Cristianismo Hoje

veja também