Surpreendido pela Esperança

Surpreendido pela Esperança

Atualizado: Terça-feira, 8 Dezembro de 2009 as 12

O que esperam os cristãos? Deixar este mundo mau e ir para o "céu"? O que queremos dizer quando nos referimos à "ressurreição do corpo" e como ela se ajusta à imagem popular de pessoas assentadas sobre as nuvens tocando harpas? Como tudo isso afeta o modo como vivemos aqui e agora?

São estas algumas das questões que N. T. Wright aborda em Surpreendido pela Esperança. Ele aponta a confusão atual sobre a esperança futura tanto na igreja quanto fora dela. E, depois de explicar por que os cristãos acreditam na ressurreição de Jesus, explora a esperança bíblica de "novos céus e nova terra" e mostra como a "segunda vinda" de Jesus e a ressurreição final fazem parte de um mesmo quadro mais amplo, juntamente com a esperança do "céu". Para muitos, até mesmo cristãos, tudo isso é uma grande novidade.

Aquilo que cremos sobre a vida após a morte afeta diretamente o que cremos sobre a vida antes da morte. Pois, se Deus deseja restaurar toda a criação - e se isso já começou na ressurreição de Jesus -, a igreja não pode parar na "salvação das almas", mas deve antecipar a restauração final, trabalhando pelo reino de Deus no mundo, trazendo cura e esperança para a vida presente.

Provocativo e de leitura agradável, Surpreendido pela Esperança pode surpreender e encantar todos os que estão interessados no sentido da vida - não apenas após a morte, mas "antes" dela.

Autor: N. T. Wright

veja também