Suspeito de provocar ataques na Noruega é um fundamentalista cristão

Suspeito de provocar ataques na Noruega é um fundamentalista

Atualizado: Segunda-feira, 25 Julho de 2011 as 4:58

O norueguês Anders Behring Breivik, 32 anos, está sendo acusado de ser o autor dos ataques na Noruega, a polícia o classificou como uma “fundamentalista cristão” que tinha “opiniões hostis ao islã”.

Em seu domicílio a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã, segundo declarações policiais à cadeia pública NRK.

O ataques aconteceram na sexta-feira, 22, em um edifício em Oslo e também em uma ilha vizinha à capital. As explosões causaram pelo menos 91 mortes e deixaram dezenas de feridos.

No local atacado na ilha de Utoya, estavam centenas de adolescentes entre 14 e 17 anos que participavam de um acampamento da juventude social-democrata. Segundo o cálculo da polícia 84 jovens morreram e mais de 20 estão internados, a maioria em estado grave.

O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado a bomba no complexo governamental de Oslo, a explosão estourou vidraças no edifício de 17 andares onde fica o escritório do primeiro-ministro e também do Ministério do Petróleo. Esse atentado deixou sete mortos e 15 feridos.

veja também