"Teísmo aberto é uma página muito incipiente", afirma Ed Renè Kivitz

"Teísmo aberto é uma página muito incipiente", afirma Ed Renè Kivitz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:19

O pastor Ed René Kitivitz disse durante um fórum que nunca acreditou na “besteira” do teísmo aberto, mas que também não acredita que tudo o que acontece foi determinado por Deus. A resposta foi dada quando ele foi questionado se sua teoria de missão integral tem alguma ligação com essa teologia.

“Deus conhece tudo, porque tudo é sustentado por ele”, garante o pastor da Igreja Batista de Água Branca tentando desacreditar a teoria que diz que Deus não conhece o futuro porque o futuro não existe para ser conhecido.

Kivitz também lembra que há inúmeros textos bíblicos que comprovam que Deus conhece o futuro. “Pra mim o teísmo aberto é uma página muito incipiente, é uma besteira que eu nunca acreditei”, disse.

Ainda em sua resposta ele falou que não acredita que tudo que aconteceu na história foi determinado por Deus, acrescentando que “tem muita coisa que aconteceu na história que Deus não queria que acontecesse”.

O pastor Zwinglio Rodrigues da Igreja Batista Viva não acredita nessa teoria que nega a onisciência divina. “Ao negar a onisciência de Deus esses teólogos advogam que Deus não conhece o futuro como coisa real, mas como estando radicalmente aberto”, diz ele que é teólogo pós-graduado em Ciências da Religião.

Ele explica que a origem do teísmo aberto está vinculada à chamada Teologia do Processo. “Dentre os conceitos da Teologia do Processo destaco a negação da onisciência divina, crença incorporada pelos teólogos do Teísmo Aberto. A meu ver, salvo melhor apuração dos fatos, esta crença foi a que mais chamou a atenção dos crentes aqui no Brasil.”

Citando textos como Gênesis 18:18, Provérbios 15:3, Isaías 29:15 e outros, Zwinglio Rodrigues diz que a Bíblia não deixa dúvidas sobre o conhecimento perfeito de Deus. “Ele conhece o passado, presente e futuro de modo instantâneo”, diz.     VIa Gospelprime

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições