‘Temos que nos adequar à Bíblia, e não a Bíblia se adequar a nós’, alerta pastor

Na Expoevangélica 2023, Glauco Barreira pregou que a Bíblia continua relevante, mesmo em meio a uma sociedade pós-moderna que rejeita a verdade.

Fonte: Guiame, Cássia de OliveiraAtualizado: sexta-feira, 21 de julho de 2023 às 14:25
Glauco Barreira ministrou na Expoevangélica 2023, em Fortaleza. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa).
Glauco Barreira ministrou na Expoevangélica 2023, em Fortaleza. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa).

O Pastor Glauco Barreira – líder da Igreja Batista Renovada Moriá, autor e jurista – chamou os evangélicos para se submeterem à Palavra de Deus, em uma sociedade pós-moderna que rejeita a verdade bíblica.

Na Expoevangélica 2023, em Fortaleza, Glauco ministrou sobre “A Relevância das Escrituras nos Dias Atuais”, na quinta-feira (20).

Citando a passagem de 2 Timóteo 3:16, o pastor ressaltou que as Escrituras são divinamente inspiradas e suficientes.

“Nesse texto vemos a suficiência das Sagradas Escrituras como regra de fé daquilo que devemos crer e de prática da forma como devemos andar. As Escrituras nos dão condições de termos perfeição moral e espiritual. Elas nos dão também o conhecimento completo para toda boa obra”, introduziu Barreira.

O líder observou que a Bíblia foi registrada por escrito porque ter apenas o registro oral poderia deturpar o texto bíblico.

“Em Apocalipse, Deus diz a João: ‘Descreve as coisas que aconteceram e as coisas que depois desta acontecerão’. Deus mandou João escrever, porque Ele entendia que o conhecimento escrito ficaria assegurado”, pontuou.

A Palavra de Deus está acima da Igreja

Glauco lembrou que a Bíblia afirma que aquele que acrescentar ou retirar alguma coisa das Escrituras será amaldiçoado. E observou que Paulo ensinou que nem os apóstolos e os anjos estão acima da Palavra de Deus.

“Paulo diz que as Escrituras estão acima dele, dos apóstolos, de nós. Ele diz: ‘Se eu mesmo amanhã quiser acrescentar um novo dogma, mudar o Evangelho, que eu seja anátema’. O Evangelho não está sob o controle dos apóstolos ou da Igreja”, ministrou Barreira.

Autoridade da Bíblia desafiada pela pós-modernidade


Glauco Barreira ministrou na Expoevangélica 2023, em Fortaleza. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa).

Para o pastor, os evangélicos enfrentam um desafio hoje, com a autoridade da Bíblia sendo desafiada pela sociedade pós-moderna.

“Tudo o que eu disse aqui espanta a sociedade pós-moderna. Eu disse que a Bíblia é a regra de fé e prática, essa sociedade pós-moderna não gosta de regra. Eu disse que temos um cânon que define os livros da Bíblia, cânon quer dizer padrão, uma coisa que essa sociedade não gosta. Falei da autoridade das Escrituras, essa geração pós-moderna não gosta de autoridade”, denunciou.

De acordo com Glauco, a sociedade atual não aceita a Palavra de Deus porque não aceita viver sob regras.

“O que caracteriza a sociedade pós-moderna é o desejo. Dizem que cada um deve fazer aquilo que lhe faz feliz. As regras morais são suplantadas: uma pessoa pode deixar seu cônjuge, alguém pode optar por por uma vida sexual na contramão de sua natureza”, disse.

Barreira alertou os evangélicos que se deixam enganar pelo pensamento do mundo e tentam o adaptar à vida cristã, utilizando a própria Bíblia para se justificar.

“Há uma forma das pessoas serem enganadas, se mantendo com a aparência de evangélicas. Satanás é muito sagaz. Paulo diz: ‘Eu temo que, como a serpente enganou Eva, também engane vocês e os aparte da simplicidade e da pureza que há em Cristo’”, comentou ele.

E criticou: “Hoje em dia tem gente que está seguindo o pensamento pós-moderno com a Bíblia na mão. A pessoa em vez de olhar para o que está escrito e seguir, ela tem seu próprio desejo e depois fica catando versículo na Bíblia para se justificar. E ela mascara que está seguindo a Bíblia, se auto engana, se auto ilude”.

“Igrejas” inclusivas

O pastor afirmou que o apóstolo Paulo alertou que falsos mestres pregariam falsos evangelhos para agradar pessoas que não suportam a verdade bíblica.

“Hoje temos visto igrejas inclusivas. Igreja para toda demanda, que estão se adaptando ao capricho e ao desejo das pessoas”, refletiu.

Porém, o líder exortou os cristãos a serem moldados pelas Escrituras e não pela cultura. “Não devemos apenas examinar a Bíblia, a Bíblia deve examinar a nós. Ela que deve nos desnudar, mostrar o que há dentro de nós que queremos esconder. A Palavra deve nos levar a um autoexame”, pregou Glauco.

“Somos nós que temos que nos adequar a Palavra de Deus. Então, não sejamos aculturados pela pós-modernidade, com seu relativismo, mas sejamos enraizados nesta Palavra”, incentivou.

Em época de relativismo, Glauco Barreira enfatizou que existe apenas um único Evangelho e uma única verdade.

“Não há outro Evangelho além desse. Vamos dizer como Samuel: ‘Fala que teu servo ouve’. Como Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a sua vontade’. Como Jesus no Getsêmani: ‘Mas cumpra-se a tua vontade e não a minha’. É hora de nós nos submetermos à Palavra de Deus”, concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições