Tentar versus Confiar

Tentar versus Confiar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07
oração“Entrega o teu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”. (Salmos 37:5)
 
Você já percebeu que a palavra tentar vai contra as Sagradas Escrituras? Sei que isso é verdade porque verifiquei na maior concordância bíblica que consegui encontrar. Embora a palavra tentar apareça, ela não tem sentido que usamos hoje em dia. A palavra tentar só é usada na Bíblia no sentido de colocar alguém à prova. A Bíblia de “a prova da sua fé” (ver Tiago 1:3). Aprendemos que não devemos acreditar em tudo o que ouvimos, mas devemos “examinar os espíritos” (ver 1 João 4:1). O salmista diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração” (ver Salmos 139:23). A Bíblia também fala sobre os testes da nossa fé que vêm para nos “provar” (ver 1 Pedro 4:12).
 
No sentido que encontramos nas Escrituras, a palavra provar se refere a um teste ou provação para determinar o valor de uma pessoa ou coisa. Mas isso é totalmente diferente da maneira como geralmente usamos a palavra hoje – que diz respeito a um esforço humano. Dizemos que é uma “prova” quando nos esforçamos para conseguir ou realizar algo pelos nossos próprios meios ou habilidades. Ora, não para conseguir ou realizar algo na vida. De jeito nenhum. Uma das mensagens que geralmente prego é que devemos nos esforçar de certa forma por algumas coisas, como crentes – um esforço que é feito através do poder e da graça de Deus que opera em nós.
 
Em outras palavras, não devemos tentar fazer nada sem pedir a ajuda de Deus. Devemos nos apoiar inteiramente Nele em cada projeto e manter uma atitude que reflete que “sem Ele nada posso fazer”. Não devemos nos envolver  nos esforços naturais, da carne, porque o resultado é apenas fadiga e frustração, decepção e destruição. Esteja disposto a substituir tentar por confiar. Foi o que aprendi a fazer quando o Senhor me apresentou a um novo mundo de revelação sobre a Sua maravilhosa graça.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições