Teoria ou Prática? - Coluna bispo Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Teoria ou Prática? - Coluna bispo Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Atualizado: Sexta-feira, 23 Janeiro de 2009 as 12

Como pastores nós estamos cheios de teorias, as quais eu vou chamar aqui de teorias mortas. São aquelas teorias que não saem do papel, ou de dentro das nossas mentes preparadas pelos seminários e faculdades teológicas.

Sabemos como um homem de Deus deve agir diante de tantas injustiças, mas não fazemos nada, sabemos o que falar, mas não falamos, com isso temos permitido que muitos formadores de opinião estabeleçam suas idéias, nesse chamado mundo gospel.

Uma das atitudes, entre tantas, que marcava a vida de Jesus era seu ensino com autoridade, sua vida diante daquilo que ensinava.

- Jesus mandou seus discípulos como ovelhas para o meio de lobos porque ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

- Ensinou o caminho de Deus, que ele mesmo andava.

-  Morreu na cruz, dando o grande exemplo, em nosso lugar.

Enfim, Jesus praticou tudo o que ensinou e isso lhe trazia autoridade, até mesmo sua ressurreição é um ato de cumprir o que prometeu. Essa é a verdadeira teoria viva e não a especulação de nossos líderes evangélicos, que brigam até diante da televisão, mas não praticam o que pregam.

Creio que nosso problema em muitos casos não é a teoria, mas sim a prática, Jesus está levantando um povo que não fala como os farizeus : "Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço" - mas líderes que tenham compromisso com a palavra de Deus e digam: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo", me imitem como eu imito a Cristo Jesus.

Todo líder e liderado que se envolve no ministério deve ter três "C"

"C" - Caráter - Não adianta ter como líder alguém que nem Deus mudou. Aliás, se Deus não mudou, ninguém muda. Todo líder deve ter caráter. Mentiroso não serve, sem palavra não serve. Não importa se prega bem ou não, aprenda, não abra mão, sem caráter não serve.

"C"- Competência - Todo líder deve ter competência para liderar, só caráter não adianta, também só competência não resolve.

"C"- Combinar - A liderança precisa combinar, ter caráter e competência é essencial, mas, se não combinam, não podem andar juntos.

Meu desafio como pastor é esse! Vamos sair da teoria para a prática, pare de ser como um comentarista de futebol que só critica e venha jogar conosco, nós pastores precisamos muito de você e de suas idéias, venha acrescentar, em vez de ficar de fora e só apontar o dedo. Traga suas experiências e vamos como um corpo crescer juntos.

Ganharemos nosso espaço à medida em que todos os segmentos da sociedade verem que somos um em Cristo. A autoridade vem quando passamos a teoria para a prática.

Luiz Henrique de Paula é pastor, doutor em aconselhamento e cuidado de família . Presidente do "Conselho Metropolitano de Pastores e Ministros da Baixada Santista", psicanalista clínico e professor universitário, terapeuta de família e comunitário. Luiz Henrique é também conferencista na área da família e colunista da revista "Lar Cristão". Autor dos livros: "Quem manda na família Hoje". "Manual de Discipulado" e "Manual para a Família". Casado com Jocilaine Amaral Machado de Paula, com quem três filhos: Letícia, Larissa e Luiz Daniel.

Blog do Ministério da Família

http://ministrodafamilia.blogspot.com/

Contato para palestras e consultas em psicanálise e terapia de família tel.:  (13) 3011-3574 ou (13) 9764-4919 End.: Rua Amador Bueno 206 - sala 12 - Centro - Santos/SP

veja também