Tio Uli conta as novidades de seu programa na Rede Super

Tio Uli conta as novidades de seu programa na Rede Super

Atualizado: Quarta-feira, 11 Maio de 2011 as 12:52

Lagoinha.com: Conte-nos um breve testemunho pessoal de conversão e chamado ministerial de evangelização de crianças.

Tio Uli: Minha conversão aconteceu ainda quando era criança, aos 12 anos de idade. Já na adolescência Deus começou a mostrar-me a realidade das crianças do meu bairro e da comunidade em que eu vivia. Entendi claramente que Ele me chamava para ser um evangelista no meio delas. Mesmo já adulto, atuando profissionalmente na minha formação acadêmica, tinha certeza que Deus me chamaria para um tempo integral na obra, porque tinha uma promessa de alcançar milhões de crianças. E hoje, já há nove anos na Rede Super de Televisão, podendo levar a mensagem da Palavra de Deus diariamente às crianças, vejo mais essa promessa cumprida.

Lagoinha.com: Como surgiu a ideia do novo formato?

Tio Uli: A Rede Super tem crescido e a cada dia temos recebido novos programas, demandando maior utilização dos estúdios e horas de gravação. Graças a Deus!!! Nosso cenário já estava há alguns anos no ar sem mudanças e sentíamos a necessidade de fazer algo novo. Foi quando a direção da TV nos fez um desafio: gravar fora da emissora em um cenário natural/real. Entendemos que era a direção de Deus em resposta às nossas orações. E assim nasceu o novo programa.

Lagoinha.com: Como vai ficar agora a nova “cara” do Tio Uli e os Bonecos?

Tio Uli: O programa terá uma realidade mais próxima ainda das crianças. As gravações acontecem na Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, com cenários naturais maravilhosos, como: Botânica, Zoológico, Aquário, Borboletário, Jardim Japonês, Parque Ecológico, etc. A maioria dos nossos bonecos será de animais que estarão dentro de um ambiente com bichos de verdade, enriquecendo ainda mais o programa.

Lagoinha.com: Como é gravar em um cenário real?

Tio Uli: Com certeza é muito mais trabalhoso. Não estamos dentro da emissora com ar condicionado, cenários especiais para esconder o manipulador e toda a estrutura interna que a Rede Super oferece. É desafiador, pois nossa grande dificuldade é sempre esconder aquele que está por detrás do boneco: o manipulador. Porém, é indescritível a oportunidade de usufruir da variedade de belos cenários disponíveis na Fundação Zoobotânica.

Lagoinha.com: Quais serão os novos personagens? E dos antigos bonecos, quais vão ficar?

Tio Uli: Teremos quatro novos bonecos principais, que são: Gigio, o macaco brincalhão e esperto; Charlote, a raposinha dengosa e inteligente; Bartolomeu, o sapo sabichão; Olga, a ursa folgada e comilona. Além deles teremos o Mestre Ching, a Babi, e muitos outros novos personagens que a criançada vai poder conhecer ao longo dos programas. Dos antigos mantivemos apenas o Washington, campeão de cartas e e-mails das crianças.

Lagoinha.com: Quem são as pessoas que fazem as vozes dos bonecos?

Tio Uli: A Bárbara manipula a ursa Olga. O Matheus dá vida ao macaco Gigio. A Lívia interpreta a raposinha Charlote e o Marcos Filipe manipula o sapo Bartolomeu. A equipe é muito envolvida em dar vida aos bonecos. Eu (Tio Uli) dou vida ao mestre Ching e alguns dos bonecos do quadro “Quer Saber”? Conto também com 100% da ajuda do nosso editor chefe, Ilimani Rodrigues e nossa estagiária, Léia Arruda.

Lagoinha.com: Quais os desafios de se fazer um programa para crianças com esse formato?

Tio Uli: É um conjunto de desafios que muitas vezes passa despercebido aos olhos dos nossos telespectadores. Por exemplo: Gravar em um lugar público, onde se encontram muitas crianças e, muitas delas já conhecem o Tio Uli e o programa; adequar os horários de toda a equipe: manipuladores, editores, câmeras e a disponibilidade do local; busca de cenários naturais que comportem esconder o manipulador. Mas todos esses obstáculos têm sido vencidos diante da alegria de levar a mensagem da Palavra de Deus de uma forma tão gostosa que é o programa “Tio Uli e os Bonecos”.

Lagoinha.com: Ao longo desse tempo de trabalho no antigo formato, o que vai mais deixar saudade e qual a melhor mudança da nova proposta?

Tio Uli: Com certeza os personagens da versão anterior ficarão marcados no coração das crianças, afinal de contas foram nove anos na telinha em duas edições diárias. Quem não se lembra da mula Sofia, do cavalinho Policarpo, da macaca Kinha, e não podemos deixar de mencionar o campeão de cartas e e-mails, nosso queridão jacaré Washington? Uma das melhores mudanças são as novas vinhetas, tanto de abertura como dos quadros isolados. Todas as vinhetas são feitas num formato bem infantil à base de lã, linha, fios, botões e tecidos. Nosso sonho, agora realizado, era ter essas vinhetas assinadas pelo designer gráfico Juliano Castro, que é o responsável pela animação dos DVDs do Ministério Crianças Diante do Trono. A música da vinheta de abertura e o clip musical da turminha do Tio Uli foi composta pelo nosso querido Samuel Mizrahy.

Lagoinha.com: As crianças vão continuar participando dos programas?

Tio Uli: Nos primeiros 20 episódios ainda não teremos a participação de crianças, como acontecia no formato anterior. Neste momento elas participarão apenas através do quadro “Pergunte ao Washington”, no qual poderão fazer perguntas sobre dúvidas que elas têm a respeito da Bíblia. Em breve, divulgaremos pelo site da Rede Super e durante nossa programação, como será a participação de crianças para a próxima temporada. Fiquem atentos!

Lagoinha.com: Quais são os quadros fixos do programa?

Tio Uli:  “Do Ré Mi Fá”, onde eu, junto a boneca Babi levaremos conhecimento sobre os instrumentos musicais. “Pergunte ao Washington”, as crianças farão perguntas bíblicas para o jacaré Washington. “Quer Saber?”, as crianças aprenderão conceitos como Perto/Longe, Pequeno/Grande, Alto/Baixo, Próximo/Distante etc. “Provérbios com o Mestre Ching”, um sábio mestre oriental levará às crianças as verdades bíblicas através do Livro de Provérbios. “Beijoca do Tio Uli”, eu, junto ao cachorrinho Sheik, mascote do programa, leremos as cartas e e-mails enviados pelas crianças e mandaremos uma beijoca especial para elas.

Lagoinha.com: O que a criançada e os papais de plantão podem esperar do novo programa?

Tio Uli: Cada vez mais estamos trazendo situações do dia-a-dia para a linguagem das crianças, desde a tenra idade aos juniores, sempre com muita alegria, música, humor e o principal, uma mensagem sólida da Palavra de Deus.

Lagoinha.com: Qual a importância de projetos como esse de evangelização de crianças, com uma forma tão diferente e atrativa, para a formação do caráter cristão da meninada?

Tio Uli: Estatísticas mostram que mais de 80% das pessoas que se convertem estão na faixa etária entre quatro e 14 anos. As estatísticas também mostram que a criança brasileira é a que mais fica na frente da televisão no ranking mundial, com aproximadamente quatro horas diárias. A psicologia também nos diz que até o sexto ano de vida, a criança tem mais de 80% do seu caráter formado. Precisamos aproveitar todas essas oportunidades e guerrear contra todas as coisas ruins que têm sido oferecidas às nossas crianças, principalmente através da televisão, e levar Jesus, o Verdadeiro Super Herói, para o coraçãozinho de todas elas.

Lagoinha.com: Deixe a sua mensagem e convite para a criançada assistir o novo programa do “Tio Uli e os Bonecos”.

Tio Uli: Galerinha, vamos continuar juntos como já acontece há nove anos seguidos! Agora vai ser mais legal ainda, com novos bonecos, novos cenários... Tudo novo! Assista ao programa Tio Uli e os bonecos, na Rede Super de Televisão (www.redesuper.com.br ) de segunda à sexta-feira, às 8h30 da manhã.

veja também