“Toda a Bíblia fala de restituição e Deus tem isso para sua vida”, lembra pastor

Em mensagem devocional, o pastor Joel Engel reflete sobre a restituição de Deus e a história do Filho Pródigo.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 às 18:25
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Gift Habeshaw)
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Gift Habeshaw)

A palavra “restituição” significa recuperar o que havia sido perdido. O pastor Joel Engel lembra que este é o tema principal da Palavra de Deus. "Toda a Bíblia fala de restituir, resgatar, salvar, regenerar e restaurar”, ele afirma.

Uma das histórias que representa isso é a conhecida parábola do Filho Pródigo.

Ele era o filho mais novo e certo dia disse ao pai: ‘Quero a minha parte da herança’. Alguns dias depois, ele arrumou suas coisas e se mudou para um lugar distante, onde desperdiçou tudo que tinha, por viver de forma desregrada.

Até que seu dinheiro acabou e ele começou a passar necessidade. “A Bíblia diz que ele ‘caiu em si’ quando estava querendo saciar a fome com as vagens dadas aos porcos”, explica Engel em vídeo devocional publicado nesta quarta-feira (15).

O filho percebeu que até os empregados de seu pai tinham comida de sobra, e ele estava passando fome. Arrependido, ele voltou à casa do pai, querendo ser tratado como um de seus funcionários. 

O pai, no entanto, mandou dar a seu filho a melhor roupa da casa, colocar um anel em seu dedo e sandálias nos pés. Ele também mandou dar uma festa e matar um novilho, pois seu filho “estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.”

Joel Engel faz uma comparação: “Aquele pai representa Deus e o filho que foi embora representa todos nós, os filhos perdidos, que abandonaram o Pai. O novilho que foi morto representa Jesus, o Filho de Deus, que deu sua vida para que fôssemos resgatados e restituídos.”

O pastor observa que assim como o pai fez uma festa para o filho que retornou à casa, Jesus diz que “há alegria no céu por causa do pecador perdido que se arrepende.” (Lucas 15:7)

“Toda a Bíblia fala de restituição e essa parábola fala do Pai do céu, que recebeu de volta o filho perdido. Aqui fala também da oferta de resgate pelo filho”, explica o pastor.

Por fim, o pastor diz: “Essa história representa nossa vida: estávamos perdidos e fomos restituídos ao Pai. E o preço pago foi a vida de seu próprio Filho, Jesus.”

Veja a mensagem completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições