Todas as casas com todas as luzes acesas

Todas as casas com todas as luzes acesas

Atualizado: Segunda-feira, 23 Dezembro de 2013 as 11:53

luzes de natalE vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus. Simão Pedro respondeu: — O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. [Mateus 16.15-16, NTLH]
 
A cidade estava em festa. O inverno e as chuvas haviam chegado e comemorava-se mais um aniversário de rededicação do templo, fato acontecido quase duzentos anos antes, na época de Judas Macabeus.
 
Todas as casas estavam com todas as luzes acesas. Por isso, a Festa da Dedicação era também chamada de Festa das Luzes. Jesus era um dos peregrinos presentes e um grupo de judeus o encontrou passeando pelo pátio do templo. Como eles não tinham uma posição certa a respeito de Jesus, não sabiam se ele era ou não era o Messias, resolveram enfrentar o problema reclamando: “Até quando você vai nos deixar na dúvida [ou em suspense, ou na incerteza]? Diga com franqueza: você é ou não é o Messias?” (Jo 10.24, NTLH).
 
Embora André (Jo 1.41), a mulher samaritana (Jo 4.26) e o cego de nascença (Jo 9.37) já soubessem que Jesus era o Messias, o Senhor, por causa do sentido político do título, não falava abertamente que o era. Para o povo, o Messias teria de ser muito mais um libertador do jugo romano do que do jugo da culpa e do poder do pecado. Todavia, Jesus respondeu: “Eu já lhes disse [que sou o Messias], mas vocês não creem” (Jo 10.25).
 
— Como Pedro, eu também confesso que Jesus é o Messias!
 
 
- Elben César
>> Retirado de Refeições Diárias com Jesus

veja também