Transforme seu coração no lugar em que outros possam habitar

Transforme seu coração no lugar em que outros possam habitar

Atualizado: Quinta-feira, 3 Outubro de 2013 as 11:21

amorLeitura Bíblica: Gênesis 23.12-20
O rico domina sobre o pobre: quem toma emprestado é escravo de quem empresta (Pv 22.7).
 
Depois de lamentar a morte de sua amada esposa, Abraão foi em busca de providências para seu enterro. Embora rico, Abraão não tinha lugar para enterrar seus mortos, pois ele ainda vivia como nômade em terra estranha. É um belo ato de respeito reverenciar a memória de seus entes queridos mortos, e Abraão buscou um meio digno de resolver esse problema. Graças ao bom relacionamento que o patriarca havia mantido com os donos da terra onde peregrinava e o respeito que lhe tinham por sua dedicação ao Deus vivo (veja o versículo 6 do capítulo da leitura de hoje), a questão foi resolvida pacificamente.
 
Abraão rejeitou a oferta gratuita da terra para a sepultura de Sara. No futuro, os hititas, por terem-na concedido de graça, poderiam julgar-se com direitos a uma terra que lhe seria preciosa por razões emocionais e afetivas. Então, educadamente, insistiu em pagar o preço. Preço e amor andam juntos.
 
O local é descrito como um lugar bonito. Nem poderia deixar de ser. A beleza do lugar combinava com a beleza de sua esposa. Sua beleza é sempre lembrada com destaque.
 
Uma das preciosas lições que Abraão nos dá, rejeitando a oferta de gratuidade, é que, quanto maior nossa comunhão com Deus, menos precisamos dos homens. O bom relacionamento com o próximo é consequência de um bom relacionamento com Deus. Quando Abraão visitasse o lugar, desejava relembrar a esposa, não os favores devidos a um homem. Aquele seria o lugar de homenagem exclusiva à sua esposa. É um gesto de carinho que merece consideração em dias tão individualistas como os de hoje. O melhor lugar de guardarmos nossos parentes, família, amigos e vizinhos, é no coração. O coração do homem – dizia um filósofo – é o lugar da sua verdade. – MJT
 
Transforme seu coração no lugar em que outros possam habitar.
 

veja também