Treinamento reúne mais de 550 jovens e lança desafio missionário

Treinamento reúne mais de 550 jovens e lança desafio missionário

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 2:25

As atividades no acampamento em São Luiz do Purunã começaram cedo. Das centenas de barracas montadas ao longo do gramado saíam jovens que tentavam vencer o sono para se dirigirem às cozinhas improvisadas e fazer a primeira refeição do dia. Eles sabiam que ela seria importante, já que as aulas durariam várias horas.

Eles são mais de 550 e estão reunidos desde sexta-feira, 28, até este domingo para um treinamento de capacitação de líderes jovens na região central do Paraná. Divididos em diversos grupos, cada um deles veio com o propósito de aprender a como contribuir com sua igreja local.

No encontro eles receberam instruções teóricas e práticas sobre liderança nas mais diversas esferas, que vão desde o campo musical até a organização de um acampamento, barracas, fogueiras e uniformes dos clubes de Aventureiros, destinados a crianças de seis a nove anos, e Desbravadores, para juvenis de 10 a 15.

Juliana Salgado, de 17 anos, participa há quatro de treinamentos dessa natureza e garante que sempre aprende algo novo. "Neste, por exemplo, abordaram bastante a questão da música e foi importante porque é a grande dúvida do jovem, e com o que aprendemos aqui poderemos oferecer visões que os líderes têm sobre o assunto", constata.

Follow me Além de discutir a agenda de atividades e reuniões que ocorrerão ao longo do ano, esta foi também a oportunidade para fazer um link entre vida real e virtual. Com o título "Quem você está seguindo?", um trocadilho com a rede social Twitter, os participantes firmaram seu compromisso de não apenas seguir a Jesus, mas de falarem sobre Ele para outras pessoas. Uma das ações é usar uma camiseta personalizada com a pergunta e assim levar outros à reflexão. "Por ser a linguagem do jovem, eles a usam sem medo. Tem gente seguindo músicos, artistas, políticos, mas enfatizamos que eles tem que seguir a Jesus e retuitar", explica o pastor Aryel de Paula, líder de jovens adventistas para a região central do Estado.

Diante do propósito, eles também se comprometeram a trabalhar para que entre 700 e mil pessoas aceitem seguir a Jesus publicamente por meio do batismo até a primavera. O alvo, reconhece o pastor Aryel, é desafiador, mas ele acredita no potencial que os jovens tem para cumprir suas metas. "A resposta deles é fantástica", vibra.

Mãos à obra E como é possível saber quem é o jovem? Será apenas pela idade ou pelo "rostinho"? "Você pode ser jovem até com 100 anos", defende Paulo Ramos, que daqui a 49 completa seu centenário de nascimento. Ele sempre esteve nessas atividades, e acredita que quando um adulto ganha a confiança dos jovens, a facilidade para se trabalhar em parceria é maior. "Ele sabe que entendemos a cabeça dele. E isso é bom. Também já passei por essa idade um dia e continuo jovem."

Em sua visita ao acampamento, o pastor Lourival Gomes de Souza, presidente da Igreja Adventista para a região central do Paraná, destacou a importância da decisão dos presentes em se comprometerem com a tarefa de falar sobre Jesus a outras pessoas. E assegurou que aqueles que fazem isso dificilmente se afastam dos propósitos de Deus.

Além dos compromissos, os participantes também tiveram tempo livre para realizar atividades esportivas e sociais em meio à natureza e a colegas vindos de várias localidades. Mesmo com a recreação, esses líderes sabem que os desafios estão apenas começando. Depois do treinamento, a tarefa é desmontar as barracas, pegar a estrada e correr em busca dos alvos.  

veja também