Tribunal permite distribuição de literatura cristã aos muçulmanos

Tribunal permite distribuição de literatura cristã aos muçulmanos

Atualizado: Segunda-feira, 21 Junho de 2010 as 10:31

Um tribunal Federal de Michigan (EUA) permitiu que um pastor cristão sudaneses distribua literatura religiosa e discuta sua fé cristã aos muçulmanos, enquanto seu caso está pendente de recurso.

A decisão de três juízes do Circuito da Sexta Corte de Apelações concedeu ao pastor George Saieg um movimento de emergência de restrição temporária, que veio apenas um dia antes do início do Festival Internacional Árabes em Dearborn, Michigan.

Em comunicado, Richard Thompson, presidente e conselheiro-chefe do Thomas More Law Center (TMLC) disse que "a resposta rápida do sexto circuito é uma grande vitória para a Primeira Emenda e uma derrota para o esforço de Dearborn para atender a sua grande população muçulmana, ignorando a nossa Constituição".

Ele acrescentou ainda que "é irônico que, enquanto os americanos elogiem a liberdade de expressão exercida por centenas de milhares de muçulmanos nas ruas do Irã, a cidade de Dearborn estava restringindo a liberdade de expressão dos direitos dos cristãos nas ruas e calçadas".

Embora Árabe Christian Perspective (ACP) tinha visitado Dearborn para o festival anual da cidade Árabe desde 2004, o grupo foi informado no ano passado, que tiveram que permanecer em um local específico e não eram autorizados a viajar livremente pelas calçadas públicas para distribuir sua literatura fora do festival.

Quando o Departamento de Polícia de Dearborn ameaçou prender Saieg se ele distribuisse sua literatura religiosa perto do Festival, a TMLC Ann entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Distrito Leste do Michigan, questionando a constitucionalidade da restrição.

Robert J. Muise, conselheiro sênior para TMLC julgamento comemorou a decisão. De acordo com ele esta é uma vitória para a primeira emenda e os direitos de livre expressão dos cristãos. "Quando o extraordinário relevo concedido pelo sexto circuito só se aplica ao próximo festival, é uma boa indicação de que acabará por prevalecer sobre o recurso", acrescentou.

O 15 º International Festival Árabe de Dearborn, que ocorre de 18 a 20 de junho, apresenta barracas de alimentos internacionais, mercadoria árabe, caligrafia e panificação, entre outros.

veja também