A união do povo de Deus é um presente dEle

A união do povo de Deus é um presente dEle

Atualizado: Quinta-feira, 2 Agosto de 2012 as 9:21

LEITURA BÍBLICA 
Salmo 133 

[A união] é como o orvalho do Hermom, quando desce sobre os montes de Sião. Ali, o Senhor concede a bênção da vida para sempre (Sl 133.3). 

O monte Hermom tem mais de 2700 metros de altura e está situado no norte de Israel. Boa parte do ano ele fica coberto de neve e gelo, e no verão uma parte da neve descongela e transforma-se em águas para banhar regiões próximas e distantes. A umidade vinda de lá também gera um denso orvalho, trazendo fertilidade para a terra árida da região. É com o orvalho deste monte que a união do povo de Deus é comparada, pois ela torna as pessoas frutíferas e espalha bênçãos (coisas boas que Deus nos dá). Somente quando os cristãos estão em harmonia eles têm condições de abençoar e influenciar outras pessoas, pois conseguem espalhar aquilo que é a sua essência. 

Assim como o orvalho vem para fortalecer, a união fortalece o povo de Deus. Quando ele vive unido, corações “secos” voltam a frutificar, trazendo vida e vigor ao grupo todo. No texto de hoje, a união é descrita com figuras que lembram aroma e frescor – o óleo precioso e o orvalho. A alegria da união, mesmo sem forma precisa, é penetrante, envolvente e refrescante como estas figuras. Em especial, o orvalho é símbolo do que Deus quer dar ao seu povo que vive unido: a bênção. Assim, a união é fonte de bênção, que vem daquele que é capaz de dá-la: o Senhor; ela não depende de sacerdotes, como na tradição antiga. O Senhor abençoa seu povo quando ele vive este tipo de união e amor entre irmãos, e a bênção é dada de maneira especial no momento em que o povo está reunido. A união respinga para todos os lados amor, carinho, compreensão. A própria união é bênção – o texto diz que é boa e agradável. Hoje, com tanta desunião no mundo, vemos a importância e o valor da união do povo de Deus. A vida eterna será concedida a 
este povo que, quando busca a união, mostra que deseja servir e obedecer ao Senhor. - MZK 

A união do povo de Deus é um precioso presente dele. 

veja também