Universidade é financiada para estudar cristianismo carismático e pentecostal

Universidade é financiada para estudar cristianismo carismático e pentecostal

Atualizado: Quarta-feira, 4 Março de 2009 as 12

A Universidade do Sul da Califórnia recebeu uma concessão de 6,9 milhões de doláres para estudar o crescimento, o alcance e impacto do cristianismo pentecostal e carismático - um dos movimentos religiosos de crescimento mais rápido do mundo.

O Centro de Religião e Cultura Cívica da Faculdade de Letras, Artes e Ciências usou as verbas para constituir a Iniciativa de Pesquisa Pentecostal e Carismática (IPPC), que servirá de plataforma para a investigação acadêmica do Pentecostalismo e dos vários movimentos de renovação que surgiram no catolicismo e protestantismo de corrente dominante.

Patrocinada pela Fundação John Templeton, o subsídio é a maior quantia destinada ao estudo do Cristianismo Pentecostal e carismático.

Mais de 500 milhões de cristãos por todo o mundo afirmam ser dotados espiritualmente. Tanto os pentecostais como os carismáticos empenham-se no uso de dons espirituais e distinguem-se pelos seus modos enérgicos de adoração, oração e manifestação do Espírito e pelo seu caráter empreendedor, de acordo com a IPPC.

Os investigadores da IPPC querem descobrir o que está por detrás do crescimento e a forma como o movimento está tendo  impacto na sociedade civil e na praça religiosa. Eles planejam usar verbas do financiamento para apoiar a investigação na área das ciências sociais em quatro regiões: África, Ásia, América Latina e na Europa de Leste.

"O nosso objetivo é estimular parcerias no domínio da investigação por todo o globo e financiar projetos que irão moldar a discussão para os próximos anos", disse Donald Miller, Director Executivo do Centro de Religião e Cultura Cívica, e autor do livro Global Pentecostalism: The New Face of Christian Social Engagement (Pentecostalismo Global: A Nova Face do Compromisso Social Cristão).

O IPPC irá conceder um total de 3,5 milhões de dólares para um máximo de sete bolsas de centros regionais e quinze bolsas para acadêmicos individuais ou pequenas equipes de investigação. A iniciativa criará também meios acadêmicos e de investigação do cristianismo pentecostal e carismático em Los Angeles, o berço do pentecostalismo americano.

veja também