Universo particular disponível

Universo particular disponível

Atualizado: Segunda-feira, 28 Janeiro de 2008 as 12

Universo particular disponível

Esta é a primeira, e espero, de muitas colunas que escrevo para este veículo.  Já dizia o poeta Vinicius de Moraes, que escrever prosa "é uma arte ingrata". A ingratidão, de maneira alguma por desgostar da arte, fica por conta da necessidade de fazer brotar um texto, o qual muitas vezes tem hora e data para publicação. Diferente do ficcionista que lapida seu texto para em meses, anos ou até décadas vir a ser publicado em livro.

Livro: uma das minhas palavras favoritas. A palavra por evocar o singular objeto sem o qual minha existência certamente seria um monólogo e não uma epopéia. O objeto por trazer um universo particular contido magistralmente nas finas folhas impressas guardadas por outras folhas grossas, qual mãos em posição de oração. Não que um livro seja um templo em si mesmo, de maneira alguma. Mas a possibilidade de adentrar em tal mundo sempre me fascinou e ainda fascina.

Um pouco tarde (tenho a impressão que deveria tê-lo lido há 20 anos), mas antes tarde do que nunca, leio o livro de C.S. Lewis, Surpreendido pela Alegria (Mundo Cristão, 1998). É verdade que resisti ao livro por conta de sua capa. A mesma nada condiz com o conteúdo e, confesso, um resquício de machismo não me fazia sentir bem andando por aí com um livro com duas tulipas enormes na frente. Imagino que tenha sido um deslize do Kleber Lucas, mas o conteúdo compensa.

Lewis percorre as lembranças da infância e adolescência e recorda como os livros e a fantasia construíram seu caráter para a vida toda. Nesse universo particular ele descobre o que vem a ser a Alegria verdadeira. Também descobre que o ser humano precisa ser colocado em cheque muitas vezes para se lembrar que existe alguém que o ama e aceita incondicionalmente.

Uma leitura essencial, com muita ênfase à vivência entre os companheiros livros, que de ingratos, desculpe-me o poetinha, não tem nada. Graças a Deus!

Sandro Bier é graduado em Administração de Empresas pela FESP, e Letras com ênfase em estudos literários pela UFPR. Atua na área editorial desde 2002, como editor para Encontro Publicações, Editora Esperança e Página Nova . Professor de leitura e interpretação de textos da Faculdade de Teologia FATEV, é também consultor da ferramenta de evangelismo Curso Alpha para o Brasil .

veja também