Usuário da caixa eletrônica da fé na Alemanha escolhe crença e oração

Usuário da caixa eletrônica da fé na Alemanha escolhe crença e oração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Você sente a necessidade de rezar, mas está sozinho e talvez se esqueceu das orações? A tecnologia em nome da fé lhe socorre.

A ideia estreou nas secularíssimas Berlim e Frankfurt, na Alemanha. Chama-se Gebetomat (máquina automática de orações). Quase um "caixa-eletrônico" do Pai Nosso, aberto a todas as religiões.

Parece uma máquina automática de fotos: você entra, se senta, fecha a cortina. Na tela, você escolhe primeiro entre as religiões – isto é, cristãos de várias denominações, muçulmanos, judeus, budistas, hindus ou outras. Depois a língua, depois todas as orações disponíveis, do Pai Nosso em letão a hinos dos sufis, passando por louvores a Krishna. Pelo menos 300 orações em 65 línguas, escolha ampliável graças à eletrônica.

Oliver Sturm, o inventor do "caixa-eletrônico" da fé, foi ajudado por adventistas de Gana residentes no país, pelas mesquitas do bairro turco de Neukölln, pelos museus etnológicos para a invocação dos espíritos dos Mares do Sul.

Na Alemanha do papa, em que a Igreja Católica foi atingida por uma grave crise de vocações, quem sabe quantas pessoas despertarão para alguma fé por meio da máquina das orações, impessoal, mas prática.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições