Valdemiro quer construir um império midiático

Valdemiro Santiago pode comprar Diário de S.Paulo

Atualizado: Quinta-feira, 17 Maio de 2012 as 9:46

Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, fez uma proposta de compra do Diário de S.Paulo, do grupo J. Hawilla. A informação é do Jornal do Brasil, que não noticiou o montante oferecido pelo evangélico. 

Segundo o blog Paulopes, mesmo que o negócio não seja concretizado, a proposta confirma que Valdemiro segue os passos de Edir Macedo, da Universal, que edita o semanário Folha Universal. O dono da Igreja Mundial também quer ter uma emissora de TV com cobertura nacional, a exemplo do seu concorrente. 

O Diário de S.Paulo é o sucessor do paulistano Diário Popular, fundado em 1884 por José Maria Lisboa. Em 1988, Rodrigo Lisboa Soares, bisneto do fundador, vendeu o jornal para o político Orestes Quércia. Em 2001, ele repassou o jornal para a Infoglobo, do grupo Organizações Globo, que mudou o nome do Diário. Hawilla comprou o jornal em 2009. 

O arquivo centenário do Diário Popular é uma preciosidade da história brasileira. O jornal foi defensor da abolição dos escravos e da implantação do regime republicano.

veja também