Valnice Milhomens: Esperança e desencorajamento não podem andar juntos

Valnice Milhomens: "Esperança e desencorajamento não podem andar juntos"

Atualizado: Sexta-feira, 4 Outubro de 2013 as 7

decepçãoNormalmente as expectativas frustradas levam ao desapontamento. Todos nós temos expectativas acerca de muitas coisas: quanto ao que vai ocorrer no dia; quanto ao nosso trabalho; quanto à nossa profissão, estudos, namoro, casamento, filhos, cônjuges, ministério, amigos, etc. Temos expectativas acerca de nós mesmos e dos outros. Mas nem sempre essas expectativas são satisfeitas, o que nos leva a ficar desapontados até conosco mesmos. Também esperamos coisas de Deus que não estão dentro dos Seus planos.
 
Quando somos desapontados temos que tomar uma decisão sobre o que faremos e como responderemos. Duas pessoas podem ter a mesma experiência e reagir de modo diferente. Costumo dizer que os problemas têm a dimensão que lhes damos. Se você deixar que o desapontamento povoe seus sentimentos por muito tempo, começará a sentir-se desencorajado. O desencorajamento é um pouco mais profundo do que o desapontamento e é, de fato aqui que começa o primeiro estágio da depressão.
 
O dicionário Michaelis define desencorajamento como “Falta de coragem; desânimo”. Desencorajamento é o oposto de coragem. SER FORTE E CORAJOSO É A BASE PARA TER SUCESSO EM TODAS AS COISAS.
 
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. (Js. 1:6-6).
 
Deus queria dar a terra ao povo, mas adverte a Josué que deveria manter a coragem. Se Deus encoraja, é porque Satanás tentaria desencorajá-lo. Devemos conhecer as táticas de Satanás e resistir a cada um dos seus ataques 1Pe 5:9
 
A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida. (Pv. 13:12). Esperança e desencorajamento não podem andar juntos. Para alcançar a vitória e conservar nossa atitude de esperança, precisamos renovar as nossas mentes com as promessas de Deus a respeito da nossa situação e permanecer na fé, crendo que Ele fará o que Sua Palavra diz que fará.
 
 
- Ap. Valnice Milhomens
 

veja também