Vaticano admite que há autores de abusos contra menores no clero

Vaticano admite existência de autores de abusos contra menores no clero

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
Vaticano admite existência de autores de abusos contra menores no cleroNesta quinta-feira, 16/01, o Vaticano assumiu a existência de responsáveis por abusos contra menores no clero e afirmou que não há desculpa plausíveis para a ocorrência destes fatos. A declaração foi dada em depoimento ao Comitê de Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Segundo o representante da Santa Sé na ONU, monsenhor Silvano Tomasi, há abusadores espalhados entre os mais variados profissionais do mundo, até mesmo entre os membros do clero.
 
"Existem abusadores entre os membros das profissões mais respeitadas do mundo e, mais lamentavelmente, inclusive entre membros do clero e de funcionários da Igreja", disse.
 
Esta apresentação do Vaticano ao Comitê da ONU é a primeira oportunidade que a Igreja Católica está tendo de participar de um debate público, abordando os abusos sexuais contra menores, cometidos por sacerdotes.
 
Tomasi destacou que a Santa Sé tem analisado as melhores formas de colaborar com as autoridades nas investigações destes casos.
 
"A Santa Sé cuidadosamente delineou políticas e procedimentos no intuito de ajudar a eliminar tal abuso e a colaborar com as respectivas autoridades estatais para lutar contra este crime. A Santa Sé também se comprometeu a ouvir cuidadosamente às vítimas de abuso e de admitir o impacto de tais situações nos sobreviventes e em suas famílias", afirmou.
 
Com informações do G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições