Veto à "Lei do Sábado" é derrubado

Veto à "Lei do Sábado" é derrubado

Atualizado: Quarta-feira, 14 Abril de 2010 as 12

Depois de ser aprovada pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal de São José do Rio Preto (SP), a lei que assegura aos professores, estudante e servidores municipais, o direito de repor em dias alternativos, aulas, serviços e outras atividades, quando estes recaírem no sábado, foi vetada pelo prefeito Valdomiro Lopes. Na sessão de ontem, 13, a mais longa do ano, com sete horas de duração, o tema voltou à pauta da Câmara.

Depois do novo debate sobre a proposta, os vereadores derrubaram o veto com quatro votos a favor da posição do prefeito e 11 votos pela manutenção da lei. Na platéia, líderes e representantes das instituições religiosas que tem o sábado como dia sagrado, acompanharam os trabalhos dos vereadores e comemoraram o resultado.

Com o veto, a lei será promulgada pelo Legislativo e o prefeito, que está na China, deverá acionar a Justiça se quiser suspender a Legislação. São José do Rio Preto tem 450 mil habitantes e é sede regional da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que segundo informativos oficiais reúne aproximadamente quatro mil guardadores do sábado apenas na região metropolitana da cidade.

veja também